Responde: Rodrigo Huffel, chef de cozinha
Sim, tem diferença no sabor. Embora a tradição gaúcha seja assar o churrasco com espeto, a grelha deixa a carne mais suculenta e, consequentemente, mais saborosa. Dois fatores contribuem para que a grelha deixe a carne com melhor sabor.
O primeiro é o tempo de preparo. Por assar as carnes mais rápido do que no espeto, já que o calor é melhor distribuído, a grelha mantém o suco dentro do corte por mais tempo. O segundo é o fato das carnes não serem “espetadas” no meio, o que facilita com que o suco delas escorra pelo espeto enquanto assa.
Sobre os tipos de grelha, a argentina é uma boa opção, pois possui uma espécie de canaleta em “v”, usada pelos hermanos para assar parrillas. Isso porque a gordura cai na canaleta, e não no carvão, o que levanta menos brasas na carne. Com essa grelha, temos muito mais calor e menos fogo pegando na carne.
O modelo uruguaio é parecido com o que usamos normalmente. Ele passa mais calor à carne e, por isso, a tendência é que o corte fique mais seco. A grelha é indicada também para linguiças, pois quando espetadas antes de assar, quase toda a suculência escorre pelo espeto.