Sementes são símbolo de fertilidade para as plantas, mas nem sempre bem-vindas na hora de saborear uma fruta. Há pelo menos duas décadas, empresas, institutos e universidades pesquisam como reduzir ou eliminar o que, em termo geral, é o óvulo do vegetal fecundado. Hoje, as frutas sem sementes – ou quase sem – se confundem com as variedades tradicionais nas gôndolas dos supermercados.
Essas frutas especiais atendem a um perfil de consumidor que busca sabor, praticidade e não se importa em pagar um pouco mais por isso. As variedades vendidas no Brasil são resultado de cruzamentos genéticos e de seleção natural, sem uso de transgenia – ainda em fase de pesquisa.
Melancia
Reprodução
– As variedades que estão no mercado são resultado de cruzamento de cultivares.
– A reprodução é por meio de mudas.
Cultivo
–As mudas de melancia devem ser plantadas intercaladas com cerca de 25% de outros tipos com semente. Isso porque a flor masculina da fruta sem semente tem pouco pólen.
–As abelhas são fundamentais para a fruta. Se a flor da melancia comum precisa ser visitada por abelhas pelo menos 16 vezes para dar frutos, no caso das sem sementes são 24 visitas, no mínimo. O recomendável é ter duas ou três caixas de abelhas por hectare.
Características
–Maior tempo de prateleira.
–Polpa mais firme e crocante. Maior teor de açúcar, perda menor de água e manutenção das características mesmo depois de cortada.
Uva
Reprodução
– Mudas por enxerto.
Cultivo
– As uvas sem sementes precisam de aplicações de hormônios vegetais nos cachos para ficarem maiores e mais bonitas, o que não traz nenhum prejuízo para a saúde do consumidor.
Características
– Em geral, são crocantes. A polpa se parte fácil junto com a casca.
– As uvas sem sementes têm sabor neutro. A uva BRS Vitória, desenvolvida pela Embrapa, tem sabor aframboesado diferenciado que caiu no gosto tanto dos consumidores brasileiros quanto dos estrangeiros.
Citros
Reprodução
– Mudas por enxerto.
Cultivo
– Devem ser plantadas distantes de variedades comuns, pois podem voltar a ter sementes.
– Necessitam de adubação equilibrada, mais operações manuais em campo para evitar pragas e doenças e uma colheita cuidadosa para garantir aparência atraente em prateleira.
Características
– O maior ganho foi em ampliar o período de safra, aumentando a disponibilidade de frutas frescas no mercado.
– A laranja de umbigo cara cara e BRS rubra cara têm a presença do pigmento licopeno, o mesmo do tomate, que dá o tom avermelhado à fruta.