A professora de gastronomia do Senac-RS e da PUCRS, Juliana Noal, ensina uma receita de filé de peixe com molho de mel e, para acompanhar, um purê com o ingrediente que está em plena colheita: milho. Confira.
Purê de milho verde
Você vai precisar de:
4 espigas de milho verde
30 g de manteiga sem sal
100 ml de creme de leite (ou leite de coco)
Leite, se necessário, para dar a consistência desejada
Sal a gosto
Pimenta a gosto
1 Cozinhe as espigas de milho em água. Após, retire o milho das espigas. Bata no liquidificador, acrescentando leite e cuidando para não ficar muito líquido. Peneire e coloque em uma panela, acrescente creme de leite e 30g de manteiga. Misture e deixe encorpar. Tempere com sal e pimenta. Utilize caldo de legumes para maior consistência.
Tainha
Você vai precisar de:
4 filés de tainha com pele, sem escamas
Farinha de trigo
Sal a gosto
Pimenta a gosto
50 ml de azeite de oliva
2 Tempere os filés de tainha com sal e pimenta. Passe os filés na farinha. Aqueça a frigideira e coloque o azeite. Grelhe os filés, primeiro com a pele para baixo, até ficarem crocantes. Depois vire os filés e cozinhe o outro lado.
Molho de mel e gengibre
Você vai precisar de:
30 g de mel
20 g de gengibre picado fino
200 ml de caldo de peixe ou legumes
70 ml de leite de coco
50 g de manteiga sem sal
Gotas de limão a gosto
3 Aqueça uma frigideira e coloque o mel a derreter com o caldo de peixe ou legumes. Em seguida, o gengibre. Ferva em fogo baixo por três minutos, acrescente o leite de coco e a manteiga. Adicione gotas de limão para equilibrar acidez. Deixe reduzir até o ponto desejado.
4 Em um prato, coloque o peixe sobre a palha do milho. Cubra com molho de mel. Ao lado, sirva o purê de milho. Decore com tomilho, alecrim e tomate cereja.