Para garantir que a retomada do frigorífico bovino da Marfrig em Alegrete não seja apenas fogo de palha, representantes da empresa, de produtores e dos trabalhadores, além do prefeito do município da Fronteira Oeste, reúnem-se nesta quinta-feira com o governador José Ivo Sartori. Querem debater questões capazes de garantir a sustentabilidade da atividade no Estado. Um dos assuntos que estará à mesa e vem sendo discutido pelo setor é o da necessidade de avanço da rastreabilidade do rebanho bovino no Rio Grande do Sul.
Diferentes propostas foram apresentadas ao longo dos anos. A mais recente tentativa ocorreu no governo passado, quando a ideia era tornar a ferramenta compulsória. A obrigatoriedade enfrentou resistência de parte do setor e fez o projeto não vingar.
- É um caminho a avançar, e tem de ser de uma maneira que o produtor vá aderindo, e que quem está fora se sinta estimulado a entrar - afirma o secretário da Agricultura, Ernani Polo.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Segundo o titular da pasta, algumas reuniões foram realizadas com a Federação da Agricultura do Estado (Farsul). Na próxima semana, um novo encontro deverá ocorrer, desta vez com a participação da equipe técnica da secretaria.
Nas negociações anteriores da Marfrig, a rastreabilidade havia aparecido na lista de desejos, que incluía ainda redução do ICMS cobrado para a importação.
A Secretaria da Agricultura afirma que não existem itens tributários nos temas a serem debatidos nesta quinta-feira - até porque, na atual condição financeira do Estado, essa seria uma condição impossível de atender.
Com dois frigoríficos da empresa - Alegrete e Bagé - entre os únicos do Estado habilitados a exportar carne bovina à China, a Marfrig tem uma vantagem que quer explorar. Mudou de ideia e decidiu apostar novamente na planta que, no início deste ano, teve o número de postos de trabalho reduzidos, mas agora voltará gradualmente a operar com força total, podendo chegar a 700 vagas.
E é no mercado externo que a rastreabilidade do rebanho é um item importante a ser observado. Se o assunto evoluir, promete trazer ganhos para todo o setor.