Vizinha do Uruguai, um dos principais exportadores mundiais de carne bovina, a Cabanha Sossego coloca em pista, amanhã, animais da raça aberdeen angus com genética resultante de cruzamentos com exemplares uruguaios. Em parceria com a Cabanha Cambá-Pytá, de Artigas, serão ofertados 40 touros e 80 fêmeas no Parque do Sindicato Rural de Santana do Livramento, a partir das 19h.
Com 20% mais animais do que no ano passado, o remate deve superar os R$ 600 mil faturados em 2012. Um dos destaques do catálogo de venda dos animais é o touro rústico Trabuco (foto), com peso superior a mil quilos.
- A parceria genética trouxe um incremento de qualidade aos nossos animais, pois procuramos cruzar o melhor que tínhamos aqui com o melhor de lá - explica o proprietário da Cabanha Sossego, Luiz Pedro Escosteguy, que aposta em pista limpa.
No Uruguai, a Cambá-Pytá foi premiada pela Sociedade de Criadores de Aberdeen Angus como a melhor cabanha do ano por quatro edições consecutivas. É desse criatório uruguaio a origem do plantel da Cabanha Sossego no ano passado: 130 fêmeas PO (Puro de Origem).
Outro remate que se destaca nesta final de semana ocorre no domingo, em Esteio, quando a Cabanha Catanduva levará a leilão 50 touros e 30 fêmeas angus. O número de fêmeas para venda foi ampliado neste ano para concretizar a meta da cabanha de se dedicar ao melhoramento da qualidade genética dos animais, focando em um conjunto menor de exemplares. A expectativa, conforme a proprietária Fabiana Gomes, é alcançar médias semelhantes às do ano passado - que chegaram a mais de R$ 9 mil por animal. O remate, que contará também com cavalos crioulos, ocorre na Pista J do Parque de Exposições Assis Brasil, a partir das14h.