A partir do dia 4 de dezembro, o Rio Grande do Sul terá um novo sistema de alertas climáticos da Defesa Civil. Antes, no próximo dia 30, moradores de 36 municípios gaúchos receberão o alerta, em um teste.
A nova fase de testagem do sistema busca mostrar o funcionamento da ferramenta na prática. O primeiro exercício do tipo foi feito em agosto, em Roca Sales e Muçum, no Vale do Taquari.
A nova ferramenta funcionará em todas as cidades gaúchas e emitirá avisos visual e sonoro mesmo para quem não esteja cadastrado, diferente de outros sistemas.
Para isso, o recurso utiliza uma tecnologia chamada cell broadcast, que utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas de eventos climáticos severos e extremos, em uma determinada região que esteja incluída na área de risco.
Em emergências, um aviso aparece na tela do celular, que também começará a vibrar e emitirá um som específico. A notificação poderá ficar sobreposta a qualquer outro conteúdo na tela do celular. O alerta pode ser recebido por qualquer celular com as tecnologias 4G e 5G, como explica o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Armin Braun.
— Todos que tenham celular 4G e 5G, independente de ter crédito, não ter pago a conta, estar com o telefone desabilitado ou ser de outro país, também vão receber essa informação — explica o diretor.
Severos e extremos
Dois tipos de alertas poderão ser emitidos: severos e extremos, de acordo com a gravidade do evento climático. No primeiro, uma mensagem aparecerá na tela, sem sobrepor a atividade do usuário no celular. No segundo, o celular vai tocar e vibrar, quando um pop-up aparecerá na tela, interrompendo a navegação.
A ferramenta também entrará em operação nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. O sistema foi desenvolvido pela Defesa Civil Nacional, em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações e operadoras de telefonia.
No Rio Grande do Sul, os alertas serão enviados pela Defesa Civil Estadual. Conforme o órgão, o objetivo da nova ferramenta é se aliar a recursos já utilizadas, como mensagens SMS e publicações em redes sociais. Entretanto, o novo sistema deve funcionar como uma espécie de "última etapa" de informação, orientando a população a deixarem a área de risco.
— Ele [o alerta] é para ser enviado, se tratando de evento extremo, a 10 minutos de o evento acontecer, ou quando ele já iniciou. Todos os outras etapas de informação já chegaram até essa pessoa — explicou a major Ana Maria Hermes, chefe da Divisão de Apoio Técnico da Defesa Civil Estadual.
Veja as cidades que receberão o alerta de teste
- Eldorado do Sul
- Igrejinha
- Itati
- Maquiné
- Montenegro
- Nova Hartz
- Novo Hamburgo
- Pantano Grande
- Parobé
- Rolante
- São Jerônimo
- Três Coroas
- Três Forquilhas
- Cachoeira do Sul
- Santa Maria
- Capão do Leão
- Pedro Osório
- Pelotas
- São Lourenço do Sul
- Porto Mauá
- Porto Xavier
- Alegrete
- Dom Pedrito
- Itaqui
- Quaraí
- Rosário do Sul
- Uruguaiana
- Barra da Guarita
- Iraí
- Cruzeiro do Sul
- Encantado
- Estrela
- Muçum
- Caxias do Sul
- São Sebastião do Caí
- São Vendelino