O nível de poluentes na atmosfera do Rio Grande do Sul diminuiu nesta quinta-feira (3). A qualidade do ar foi classificada como "boa" pela agência suíça IQAir em diversas regiões do Estado, com exceção de áreas do Norte, onde houve melhora mas o índice segue "moderado".
Com a intensa chuva dos últimos dias, a fumaça dos incêndios florestais que circulava sobre a atmosfera do Rio Grande do Sul se afastou e segue em direção ao centro-oeste do Brasil. É o que mostra o Serviço de Monitoramento Atmosférico da União Europeia. Com a fumaça sendo dissipada, a concentração de poluentes sobre o RS diminuiu, o que impacta diretamente na melhora da qualidade do ar.
Na medição das 9h, municípios de toda a Metade Sul, Vales, Serra e das regiões Central e Metropolitana apresentam baixos níveis de poluentes no ar. Em Porto Alegre, por exemplo, o índice foi de 19, redução de 70 pontos em relação a quarta-feira (2), montante dentro dos níveis recomendados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Outros municípios também registram índice de poluentes dentro do recomendado pela OMS:
- Pelotas, Região Sul: 10 IQA
- Bagé, Campanha: 15 IQA
- Caxias do Sul, Serra: 16 IQA
- Uruguaiana, Fronteira Oeste: 18 IQA
- Santa Maria, Região Central: 21 IQA
- Santa Cruz do Sul, Vale do Rio Pardo: 23 IQA
O ar também foi classificado como "bom" em Novo Hamburgo (31 IQA) e Canela (43). No entanto, ambos apresentam uma leve taxa de poluentes acima do recomendado pela OMS: 1.1 no município do Vale do Sinos, e 1.5 no da Serra.
A melhora ainda foi observada em municípios do Norte, onde os índices reduziram 50% em comparação com a quarta-feira. Apesar disso, o ar foi classificado como moderado na área, onde ainda há vestígios da fumaça dos incêndios florestais na atmosfera.
- Passo Fundo, Região Norte: 60 IQA, nível de poluentes 2.8 vezes acima do recomendado pela OMS. Redução de 66 pontos em comparação com quarta-feira
- Erechim, Região Norte: 62 IQA, poluentes 3 vezes acima do recomendado