A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), lançou nesta terça-feira (17) o edital para contratação da empresa que será responsável por fazer o monitoramento da qualidade do ar na Capital. O pregão será do tipo menor preço e será realizado no dia 3 de outubro.
O lançamento do edital já havia sido antecipado pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Germano Bremm, à reportagem de Zero Hora, na última terça-feira (10). A previsão é que a operação das seis estações de monitoramento da qualidade do ar comece até o fim do ano.
O investimento de R$ 4 milhões havia sido anunciado na COP 28, conferência global do clima, em dezembro de 2023, e tinha previsão de lançamento no primeiro semestre deste ano. Porém, em razão da enchente no mês de maio, foi adiado para a segunda metade de 2024.
Segundo a Smamus, os aparelhos serão instalados em bairros com maior movimentação de pessoas, entre eles estão: Bom Jesus, Vila João Pessoa, Bom Fim e Cidade Baixa, além do Centro Histórico. Um dos medidores de qualidade de ar será móvel, conforme a pasta.
Entre os dados monitorados, estão temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa e precipitação de chuva. Desde 2015 Porto Alegre não possui estações de monitoramento da qualidade do ar.
Hoje, o Rio Grande do Sul tem estações automáticas somente em Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba e Triunfo. O Estado já chegou a contar com 17 estruturas.
Poluentes monitorados pelos equipamentos
- Dióxido de Carbono (CO2)
- Dióxido de Enxofre (SO2)
- Dióxido de Nitrogênio (NO2)
- Monóxido de Carbono (CO)
- Ozônio (O3)
- Material Particulado (PM2,5)
- Material Particulado (PM10)