“E se você pudesse ajudar a salvar uma vida?”. É com o objetivo de preparar populações para saber como agir antes, durante e depois de um desastre, que o programa Agente Capaz foi criado. A ação é coordenada pela associação sem fins lucrativos HUMUS, e está promovendo encontros de treinamento na Capital e no Vale do Taquari este mês.
A ideia do projeto nacional é capacitar populações que moram em áreas de risco e podem ser impactadas por um evento natural extremo. Os olhares foram voltados para o Rio Grande do Sul em setembro do ano passado, na ocorrência da primeira enchente. Porém, foi a partir da maior tragédia climática do Estado que o trabalho passou a ser mais efetivo território gaúcho.
Treinamentos gratuitos de oito horas são realizados com moradores, comerciantes, professores, motoristas, líderes comunitários e demais interessados, com foco em prevenção e socorro inicial, além de apoio em situações de emergência.
As próximas turmas estão marcadas para os dias 15, 16 e 17 de agosto, na cidade de Colinas, na Unidade dos Bombeiros Voluntários; 18 e 19 de agosto, em Porto Alegre, no Espaço do Misturaí (Rua Luiz Manoel, 229, bairro Santana). Além de 21 e 22 de agosto, em Lajeado, na Sede da AME. É necessário se inscrever para participar (veja abaixo).
— A HUMUS foi acionada para a chuva de setembro do ano passado, e a gente identificou várias cidades que estavam em áreas de risco, alagamento e deslizamento. (...) Com a chuva de agora, as pessoas viram o quanto é importante estar preparado, porque isso vai acontecer de novo. A gente não sabe quando, a gente não sabe onde, mas a gente sabe que vai acontecer de novo. E várias cidades do Rio Grande do Sul cresceram em torno do rio — explica Léo Farah, cofundador da associação.
Durante a capacitação, são repassados conceitos relacionados a desastres, percepção de risco, área de risco de deslizamento, resposta emergencial, consequências e prioridades, comunidade responsável, sinais sonoros, ação de fuga e técnicas de resgate. A HUMUS é formada por bombeiros militares da reserva que ficaram mais de 20 anos em atuação e possuem experiência no tema.
— Muitos de nós já trabalhamos em Brumadinho, Mariana e vários outros grandes desastres como Petrópolis, São Sebastião, terremoto da Turquia. Então, a gente utiliza toda essa expertise que adquirimos ao longo dos anos e trabalhamos na prevenção com comunidades. Além de empregar essa tropa, que é altamente capacitada, e dar um novo significado para eles depois que vão para a reserva — acrescenta Farah.
Além dos treinamentos, o próximo passo da HUMUS é identificar comunidades e associações locais que tenham interesse em capacitar essas pessoas. Turmas de 20 a 30 integrantes são montadas, e há a entrega de certificação sem custo para os participantes.
— Infelizmente, o RS é uma região que está em risco e, além de muitas avaliações e mudanças que são necessárias, não podemos esperar o próximo desastre acontecer. Algumas iniciativas, como a capacitação de agentes locais, é um exemplo simples de que ‘todo mundo pode ajudar a salvar uma vida’ — afirma Fernando Queiroz, também fundador da HUMUS.
Serviço
- Agente Capaz em Colinas
Datas: 15 a 17 de agosto
Local: Unidade dos Bombeiros Voluntários
Contato para inscrição: (51) 98304-7610
- Agente Capaz em Porto Alegre
Datas: 18 e 19 de agosto
Local: Espaço do Misturaí (Rua Luiz Manoel, 229, bairro Santana)
Contato para inscrição: (51) 99695-8858
- Agente Capaz em Lajeado
Datas: 21 e 22 de agosto
Local: Sede da AME
Contato para inscrição: (51) 99923-1513
Mais informações pelo e-mail contato@humusbr.org