Porto Alegre teve sua madrugada mais gelada do ano nesta segunda-feira (1º), com a mínima de 2,4°C, conforme medição da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Belém Novo, na Zona Sul, às 2h. A capital gaúcha já havia batido o próprio recorde no domingo, quando os termômetros marcaram 4°C, mas os meteorologistas alertavam para a possibilidade de um registro ainda menor no início do novo mês.
Outros três municípios registraram temperatura negativa nesta segunda. Em Vacaria, fez -2,7°C, com sensação térmica de -8,2°C. Em São José dos Ausentes e em Quaraí os termômetros marcaram -0,4°C. No domingo, ao menos 21 cidades tiveram marcas abaixo de zero.
De acordo com a Climatempo, o tempo deve permanecer firme em todo o Estado, com sol predominando entre nuvens ao longo desta segunda. Entretanto, a massa de ar polar segue atuando sobre toda a região, fazendo com que a temperatura permaneça baixa no decorrer de todo o dia.
A previsão é que essa massa de ar polar comece a enfraquecer a partir de terça-feira (2), fazendo com que os termômetros se elevem. De toda forma, a sensação de frio deve seguir ao longo do dia. Há chance de geada na região da Campanha e na Serra.
Menores mínimas registradas em municípios gaúchos nesta segunda-feira:
- Vacaria: -2,7°C
- São José dos Ausentes: -0,4°C
- Quaraí: -0,4°C
- Alegrete: 0°C
- Ibirubá: 0,1°C
- São Gabriel: 0,2°C
- Campo Bom: 0,4°C
- Santa Maria: 0,4°C
- Canela: 0,5°C
- Teutônia: 0,5°C
- Santana do Livramento: 0,6°C
- Cambará do Sul: 0,7°C
- São Vicente do Sul: 0,7°C
- Lagoa Vermelha: 1,0°C
- Santa Rosa: 1,0°C
- Passo Fundo: 1,1°C