Pela primeira vez nesta semana o Rio Grande do Sul teve amanhecer com termômetros acima de 0°C. O município mais frio do Estado no início da manhã desta quinta-feira (11) foi Uruguaiana, na Fronteira Oeste, onde os termômetros marcaram 1,1ºC.
Apesar da tímida elevação dos termômetros em comparação ao início da semana, quando a mínima chegou a –4,2°C em Dom Pedrito na terça-feira (9) e –2,6 em Quaraí na quarta (10), a temperatura deve voltar a cair nos próximos dias. Válido até o próximo sábado (13), um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia que abrange quase todo o RS, exceto parte da Região Norte, indica a chegada de uma nova onda de frio ao Estado, com mínimas 5ºC abaixo da média.
O frio deve ser mais intenso em municípios da Fronteira Oeste e Serra. A mínima em Quaraí durante o amanhecer desta quinta-feira foi de 1,6°C. Em São José dos Ausentes e Vacaria, municípios da Serra, os termômetros marcaram 2,8ºC.
Em Porto Alegre, a quinta-feira teve amanhecer com 9°C. A temperatura segue abaixo da média histórica prevista para esta época do ano: 10,4ºC.
A temperatura ficou igual ou abaixo de 5°C em 16 municípios gaúchos no amanhecer desta quinta-feira:
- Uruguaiana, Fronteira Oeste: 1,1ºC
- Quaraí, Fronteira Oeste: 1,6ºC
- São José dos Ausentes, Serra: 2,8ºC
- Vacaria, Serra: 2,8ºC
- São Borja, Fronteira Oeste: 3ºC
- Alegrete, Fronteira Oeste: 4,1ºC
- São Luiz Gonzaga, Missões: 4,4ºC
- Palmeira das Missões, Missões: 4,4ºC
- Cambará do Sul, Serra: 4,5ºC
- Soledade, Serra: 4,5ºC
- Lagoa Vermelha, Norte: 4,6ºC
- Erechim, Norte: 4,6ºC
- Frederico Westphalen, Norte: 4,8ºC
- Passo Fundo, Norte: 4,8°C
- Santiago, Central: 4,8ºC
- Canela, Serra: 5°C