Os gaúchos irão conviver com um período de temperatura mais elevada do que o habitual para a época nos próximos dias. Além disso, o período será de de tempo seco e pouca chuva. Esse fenômeno é conhecido como veranico e, geralmente, ocorre em maio.
De 5 a 14 de junho, o veranico atinge todo o Estado e as temperaturas ficam elevadas principalmente à tarde. As máximas podem chegar aos 30°C. Isso irá ocorrer porque um bloqueio atmosférico vai se estabelecer no centro do país e dificultar o avanço dos sistemas pelo Rio Grande do Sul também. O fenômeno vai inibir a chegada de novas frentes frias, provocando tempo quente e seco em parte do centro-sul do Brasil.
Nesta quarta-feira (5) a chuva retorna em grande parte do Rio Grande do Sul . A temperatura se eleva e Estado alcança máxima de 29ºC. Na Fronteira Oeste, na Região Central, na Serra, nos Vales, na Região Metropolitana, incluindo Porto Alegre, e no Litoral, há previsão de pancadas isoladas de chuva de baixo volume. Já no Sul e na Campanha o tempo deve ser nublado, com chuva a qualquer hora. Nas Missões, no Noroeste e no Norte, a previsão é de tempo firme.
O inverno começa em 21 junho, quando a temperatura de veranico já não deve ser registrada nos termômetros gaúchos.