A cheia do Rio Taquari levou o governador Eduardo Leite a utilizar as redes sociais para alertar que o curso d'água vai atingir, na madrugada desta quinta-feira (2) os patamares observados em setembro do ano passado, ou até mais do que isso.
Por isso, Leite chamou a atenção para populações das cidades de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Encantado, Estrela, Lajeado e os municípios que seguem no curso do Rio Taquari e pediu que as pessoas busquem por lugar seguro.
— Nesta noite, saiam das suas casas e busquem local seguro — pediu o governador. Segundo o chefe do Executivo estadual, ainda nesta madrugada, pelo que está chovendo, o nível alcançará este alto patamar.
Mais cedo, o Serviço Geológico Nacional emitiu um boletim que aponta uma alta expressiva dos níveis das águas na Bacia do Rio Taquari até o fim do dia.
Pela projeção, o Taquari pode atingir níveis mais altos do que o registrado nas cheias de 2023. O alerta faz referência às próximas seis horas em diferentes municípios do Vale do Taquari.
De acordo com o informativo, em Muçum, o rio pode alcançar a cota de 30 metros e 27 centímetros, sendo que o nível de inundação é de 18 metros. Em Estrela e Lajeado, o nível previsto é de 30 metros e 95 centímetros, mas há inundação já com 19 metros.