O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo de onda de calor no Rio Grande do Sul. O comunicado informa risco à saúde, pois a temperatura poderá alcançar 5ºC acima da média para o período, além de baixa umidade relativa do ar.
O aviso tem validade das 14h desta segunda-feira (11) até as 18h de sexta-feira (15). Ele abrange: Fronteira Oeste, Campanha, Missões, Região Central, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Rio dos Sinos, Noroeste, parte da Serra e parte do Sul.
De acordo com a Climatempo, esse fenômeno é causado pela inibição da passagem de frentes frias. Além disso, uma grande massa de ar seco atua sob a região Central e Sul do país. Nesse período, a umidade relativa do ar, por conta do calor e da falta de chuva, ficará abaixo de 30% nas regiões citadas acima.
Na terça-feira (12), em Porto Alegre, os termômetros oscilam entre 18ºC e 33ºC. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a mínima será de 23ºC e a máxima de 37ºC. Na cidade de Bagé, na campanha gaúcha, a temperatura varia entre 18ºC e 35ºC, enquanto em Santa Maria, na Região Central, a variação térmica será entre 20ºC e 35ºC. No Estado, a máxima de 39ºC ocorre em cinco municípios: Quevedos e Pinhal Grande, na Região Central; Porto Xavier e Porto Lucena, no Noroeste; Novo Tiradentes, no Norte.
Já na quarta-feira (13), a Climatempo informa que, na Capital, a mínima será de 20ºC e a máxima de 35ºC. Em Bagé, a amplitude térmica será entre 23ºC e 35ºC. Em Uruguaiana, 25ºC e 37ºC. Por fim, em Santa Maria, a previsão indica variação entre 23ºC e 36ºC.
De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal, durante esses períodos de calor extremo, é evitar a exposição direta ao sol, especialmente das 10h às 16h. Somado a isso, o órgão recomenda manter o corpo hidratado, bebendo água mesmo sem sentir sede.