Porto Alegre deverá quebrar recorde anual de calor durante o final de semana de Carnaval. A previsão é que, no domingo (11), a temperatura máxima fique próxima dos 40°C na Capital. Na segunda (12) e terça-feira (13), os dias deverão ser menos quentes, com possibilidade de pancadas de chuva durante a tarde e à noite.
O atual recorde de temperatura de Porto Alegre é 36,5°C, registrado em 14 de janeiro deste ano. Com a temperatura prevista para sábado (10) e domingo, os termômetros da Capital devem bater valores ainda mais altos. De acordo com a Climatempo, a máxima prevista para sábado é de 36°C. No domingo, a temperatura mais alta do dia poderá chegar aos 38°C.
Em Porto Alegre, a média do mês, de acordo com dados históricos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), costuma ser em torno de 30.2°C. Apesar dos valores previsto para o final de semana serem muito acima da média climatológica de fevereiro, a quebra de recordes em Porto Alegre está relacionada com a onda de calor vinda da Argentina que tem influenciado o clima no Rio Grande do Sul nos últimos dias.
— Seguimos com essa configuração de temperatura que vem dessa massa de ar quente atuando sob o Estado. Além disso, no sábado, teremos um vento norte soprando, que naturalmente é mais quente. Já no domingo, acontece a chegada de uma frente fria e, antes da passagem dessa massa de ar frio, tem um calor pré-frontal que pode potencializar essas máximas — explica o meteorologista da Climatempo, Guilherme Alves Borges.
Durante a tarde e à noite de domingo, há chances de pancadas isoladas de chuva. Segundo Borges, o calorão representa muita disponibilidade de energia, o que pode ser favorável para a formação de áreas de instabilidades. Na segunda-feira, a temperatura deve cair um pouco, mas o clima continuará quente e abafado. Em Porto Alegre, a temperatura pode variar entre 25°C e 35°C.
— A chuva retorna na segunda-feira à tarde e fica até a madrugada de terça-feira. O avanço da frente fria causará diminuição na temperatura na terça-feira e condição de nebulosidade, com poucas aberturas de sol e mais chance de chuva — acrescenta o meteorologista.
*Produção: Yasmim Girardi