O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelos por perigo potencial de onda de calor no Rio Grande do Sul. O aviso indica leve risco à saúde, pois a temperatura subirá 5ºC acima da média esperada para o período.
O primeiro alerta engloba as regiões da Fronteira Oeste, Missões, Campanha, Noroeste e Central. Ale tem validade desde o meio-dia desta quarta-feira (7) e segue até sexta-feira (9) às 18h.
O segundo aviso abrange Norte, Serra, Região Metropolitana, Sul, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vale do Caí e Vale do Rio dos Sinos. O alerta se estende 12h desta quinta-feira (8), até às 18h de sábado (10).
Segundo a Climatempo, o alívio do calorão ocorre entre domingo (11) e segunda-feira (12), por conta do avanço de uma frente fria sob o território gaúcho. Na próxima semana, porém, a temperatura deve voltar a aumentar no Norte, no Sul, e na Fronteira Oeste, a partir da quarta-feira (14).
De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal, durante esses períodos de calor extremo, é evitar a exposição direta ao sol, especialmente das 10h às 16h. Somado a isso, o órgão recomenda manter o corpo hidratado, bebendo água mesmo sem sentir sede.