Dezenas de pessoas assistiram nesta segunda-feira (29) ao resgate de uma baleia que morreu após encalhar em uma praia na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia. A baleia de sete metros morreu nas primeira horas do dia em um banco de areia de um estuário perto da região de Mocks Bay, na costa leste do país, anunciou o Departamento de Conservação.
— Muitas pessoas estão preocupadas. As baleias fascinam as pessoas, especialmente as deste tamanho e tão perto da cidade — contou à Radio New Zeland Daren Grover, do grupo de conservação Project Jonah.
As baleias-piloto-de-aleta-longa podem crescer até 26 metros de comprimento e pesar até 80 toneladas. Os agentes da guarda costeira usaram uma escavadeira para tirar o corpo do cetáceo da água. Uma multidão se concentrou sobre as pedras na beira da praia e algumas pessoas fizeram fotos.
Os ambientalistas já registraram mais de 5 mil baleias encalhadas na Nova Zelândia desde 1840, mas raramente nadam tão perto de Christchurch.
— É incomum para uma baleia chegar até o estuário e não sabemos por que fez isso — declarou Andy Thompson, diretor de operações do Departamento de Conservação.