O feriadão de Natal no Rio Grande do Sul será de tempo instável e bastante chuva. Diferente do último final de semana, quando as máximas se aproximaram dos 40ºC, a temperatura durante a folga prolongada não será tão extrema. A previsão é de períodos de nebulosidade com possibilidade de pancadas de chuva para todo o Estado, podendo haver alguns momentos de sol e tempo firme.
Na sexta-feira (22), uma região de baixa pressão e um fluxo de umidade trazem períodos de instabilidade para o Rio Grande do Sul. A chuva deve atingir, principalmente, a metade norte do Estado, mas a previsão indica que todas as regiões podem registrar chuviscos durante a tarde e à noite.
— A chuva desses próximos dias vai seguir o padrão do que vimos no domingo (17) e na segunda-feira (18), que é o normal de verão. São aquelas pancadas bem pontuais e passageiras — afirma o meteorologista Lucas Fagundes, da Sala de Situação do Estado.
A região de baixa pressão permanece no sábado (23), fazendo com que ainda haja possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Durante o dia, há aberturas de sol, que revezam com o céu nublado. Por conta disso, há chance de temporais em alguns municípios das regiões Norte, Noroeste e Fronteira Oeste.
Já na véspera de Natal, a chuva não será tão abrangente. A tendência é de que, novamente, se concentrem mais na metade norte do Estado, mas a previsão é que todas as regiões registrem pancadas ao longo do dia.
— A previsão é de que a condição se intensifique durante a tarde e à noite, à medida que o ar frio continental começa a avançar pelo interior, entrando em choque com o ar quente do Estado. Essa frente fria deve causar temporais durante a noite de domingo (24) e madrugada de segunda-feira (25) — explica o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo.
No Natal, a chuva continua pela manhã, com risco de temporal em algumas regiões. Em algumas cidades, a precipitação pode ser mais volumosa do que nos outros dias da folga prolongada. Os meteorologistas alertam, ainda, para a sensação de abafamento que deve persistir durante todo o dia, similar ao que tem sido registrado nas últimas semanas.
A boa notícia é que, neste ano, a folga de Natal não deverá ser tão quente quanto a do ano passado. Durante o final de semana, as máximas em todo o Estado devem variar entre os 28ºC e 34ºC. A chuva deve fazer com que a sensação seja de temperatura amena, diferentemente do que foi registrado no último final de semana.
Saiba como será a feriadão de Natal em cada região do RS
Porto Alegre e Região Metropolitana
A sexta-feira será nublada com pancadas isoladas de chuva. Em Porto Alegre, o volume não deve passar dos 15 milímetros durante o dia, o que é considerado pouco, em comparação com os 112.1 milímetros que costuma chover no mês de dezembro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No sábado, o padrão segue, e a chuva deve aparecer entre a tarde e à noite. Em Canoas, a previsão é de que chova até 20 milímetros.
No domingo, o volume de chuva previsto é menor, mas as pancadas podem aparecer a qualquer hora do dia. Na segunda-feira, o volume deve ser mais expressivo, podendo estar presente o dia inteiro. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 18ºC e 31ºC durante o feriadão.
Litoral Norte
Quem for para praia no feriadão poderá aproveitar bastante a sexta-feira, já que a chuva não deve chegar ao Litoral Norte. Em Tramandaí, a máxima deverá ser de 29ºC. O sábado de manhã deve garantir um pouco de curtição, uma vez que a previsão promete instabilidade para a tarde e à noite. A boa notícia é que o volume não deverá ser expressivo. Em Capão da Canoa, por exemplo, deve chover entre 10 e 15 milímetros durante o dia.
No domingo, a chance de chuva é menor, mas as pancadas devem aparecer entre a tarde e à noite. O dia deverá ser nublado e com temperatura mais amena, variando entre 21ºC e 27ºC em algumas cidades. Já na segunda-feira, a precipitação deve ser um pouco mais expressiva. Ainda, segundo Lucyrio, há chance de rajadas de vento significativas durante todo o dia. A velocidade do vento pode chegar aos 70 km/h.
Região Norte
O sol estará presente na sexta-feira, mas as nuvens vão ganhando força ao longo do dia. A chuva deve aparecer à tarde e à noite. Já no sábado, a instabilidade pode aparecer a qualquer hora do dia. No domingo, o volume deverá ser mais expressivo, com chance de temporais pontuais durante o dia inteiro. Em Passo Fundo, por exemplo, deve chover até 20 milímetros durante o dia, o que representa aproximadamente 12% da média histórica do mês para a cidade. A madrugada e a manhã de segunda-feira deverão ser de tempo firme, mas as áreas de instabilidade voltam a aparecer durante a tarde e à noite.
Região Central
Apesar de uma manhã com sol, a chuva poderá começar em alguns municípios durante a tarde de sexta-feira. No sábado e no domingo, o padrão deverá ser o mesmo, de sol pela manhã e instabilidade durante a tarde e à noite. Na véspera de Natal, em Santa Maria, a previsão é de que chova entre 10 e 15 milímetros durante o dia, o que representa pouco menos de 10% da média total esperada para dezembro. A segunda-feira deve ser de chuva o dia inteiro, com temperatura mais amena. A mínima prevista para Santa Maria neste dia é de 17ºC.
Fronteira Oeste
A chuva deverá estar presente durante toda a sexta-feira em alguns municípios da Fronteira Oeste. No sábado, a manhã deverá ter predomínio do sol, e a instabilidade pode voltar a aparecer durante a tarde e à noite, como é característico da chuva de verão. O risco de precipitação forte é menor do que nas outras regiões. No dia 24, o padrão seguirá o mesmo, com sol pela manhã e instabilidade a partir da tarde. Nessa região, a temperatura deverá ser maior do que nas outras do Estado. Em Uruguaiana, por exemplo, a máxima prevista para a véspera de Natal é de 32ºC. O valor está dentro da média histórica da cidade. No domingo, a instabilidade persiste o dia inteiro, mas com volumes menos significativos de chuva.
Região Sul
A sexta-feira será de tempo firme na grande maioria dos municípios da Região Sul. Durante a tarde de sábado, a instabilidade chega, trazendo chuva para a região. No domingo, a manhã deve ser de sol, enquanto a tarde e à noite poderá contar com pancadas isoladas. No Natal, a chance de chuva é maior, podendo ter volumes mais expressivos. A boa notícia é que a instabilidade deve aparecer a partir da tarde de segunda-feira. A temperatura deverá ser mais amena que em outras regiões. Em Pelotas, a temperatura deverá variar entre 17ºC e 27ºC durante todo o feriadão.
*Produção: Yasmim Girardi