Neste domingo (17), Porto Alegre registrou temperatura máxima de 38,4°C. A marca foi apontada na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada no bairro Jardim Botânico.
Esta foi a segunda mais alta temperatura do ano, ficando um pouco abaixo da registrada no dia 13 de fevereiro, de 38,8°C. Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, a capital gaúcha foi a segunda mais quente entre as metrópoles do país, ficando atrás apenas de Cuibá (MT), onde os termômetros marcaram 39,2°C.
O meteorologista destaca que a temperatura medida em Porto Alegre representa um registro bastante alto para a época do ano. O verão começa oficialmente na próxima sexta-feira (22):
— É a maior temperatura da primavera deste ano. Não chega a ser extraordinário, mas é bastante elevada — pontua o especialista, que acrescenta que a marca ficou 8°C acima da média para o período.
Schneider adianta que a previsão de calor permanece nos próximos dias, com bastante abafamento e instabilidade na Capital até pelo menos a quinta-feira (21).
De acordo com dados do Inmet, o recorde de maior temperatura em um dia de dezembro em Porto Alegre ocorreu em 31 de dezembro de 2019, quando a Capital teve 40,3°C.
Por causa da forte sensação de calor, poucas pessoas se arriscaram a sair às ruas. Para oferecer um alívio à população, duas piscinas públicas da Capital foram abertas. A prefeitura decidiu antecipar o calendário e inaugurou a temporada de banho nas unidades da Vila Restinga e da Vila Ingá. As piscinas ficarão abertas até a semana depois do Carnaval.
Rio Grande do Sul
No Estado, a máxima foi registrada em São Luís Gonzaga, de 39,8°C. Em Campo Bom, os termômetros apontaram 39,7°C. Em Teutônia, a máxima ficou em 39,5°C.
Foi a segunda mais elevada temperatura do ano no Rio Grande do Sul. O maior registro ocorreu em Campo Bom, no dia 23 de fevereiro, quando os termômetros anotaram 40,3°C.