Uma chuva intensa causou danos e alagamentos na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, na última sexta-feira (1º). Vídeos compartilhados nas plataformas de mídias sociais mostram carros flutuando e ondas na passagem de veículos maiores, como ônibus e caminhões.
De acordo com a prefeitura da capital do Uruguai, foram aproximadamente 100mm de chuvas em duas horas, o equivalente a um mês inteiro para a cidade. Em nota, a gestão do município explicou que as inundações e pontos mais críticos de acúmulo de água tem relação com o sistema de drenagem da cidade que não estava pronto para uma precipitação desta magnitude.
"Essa situação se deu por causa das alterações climáticas. Esse é um fenômeno que antes ocorria a cada 20, 50 ou 100 anos e agora se repete em um curto espaço de tempo" disse a prefeita Carolina Cosse.
Cosse explicou que o volume de água caída é tal que o sistema de drenagem, mesmo limpo, não é capaz de absorvê-la na velocidade necessária. “É como se você jogasse um balde enorme de água na pia. Vai demorar um pouco para a água escoar porque está preparado para evacuar a água da torneira.”
Alguns locais propensos a inundações foram evacuados e pessoas foram abrigadas. O número exato de desabrigados não foi divulgado. A prefeitura de Montevidéu afirma que recebeu mais de 400 pedidos de ajuda através do canal de comunicação. Além dos alagamentos também foram registrados casos de árvores e postes caídos.
O temporal no Uruguai foi resultado de uma frente fria que encontrou uma atmosfera superaquecida no Rio Grande do Sul, provocando corrente de vento quente que garante energia para a tempestade.