A chuva castigou o município de Arroio Grande, na Região Sul, durante a noite de sexta-feira (1º) e nas primeiras horas deste sábado (2). Segundo a Defesa Civil, foram 23 casas destelhadas em decorrência do aguaceiro que caiu sobre a cidade. Além disso, árvores e postes caíram, o que causou falta de energia elétrica para boa parte dos moradores.
Segundo o coordenador adjunto da Defesa Civil do município, Vladimir Xavier, das mais de 20 casas foram danificadas, quatro ficaram totalmente destelhadas, levando as famílias a deixarem as residências — três delas se abrigaram nas moradias de parentes ou amigos.
— Uma destas famílias, porém, por ter uma filha com necessidades especiais, foi abrigada em uma pousada da cidade. Os proprietários do local cederam o espaço. O plano de contingência do município prevê abrigar essas pessoas em ginásios ou escolas, mas como este era um caso especial, eles foram para um lugar mais estruturado — explica Xavier.
Para todas as famílias que precisaram, de acordo com o coordenador adjunto, foram distribuídas lonas e outros materiais para ajudar a cobrir os estragos feitos pela chuva. No total, mais de 80 pessoas foram atingidas.
Já na Lagoa Mirim, mais cedo, no começo da noite de sexta-feira (1º), quatro pessoas precisaram ser resgatadas após o barco em que elas estavam afundar, devido às más condições do tempo. Segundo o coordenador do Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro da cidade, Clayton Reis, os náufragos eram turistas e tinham ido pescar, ignorando os avisos.
Os bombeiros de Arroio Grande estavam sem embarcação para realizar o resgate e, por isso, a Marinha do Brasil foi acionada para ajudar. Porém, com o nível da lagoa subindo, os próprios moradores do distrito de Santa Isabel pegaram uma lancha e foram realizar o salvamento.
— O barco afundou por causa das ondas e os ocupantes conseguiram nadar até uma ilha próxima e começaram a pedir resgate. Quando os moradores chegaram lá, os quatro estavam em cima de uma árvore, porque a água já não estava dando pé — explica Reis, contando que o quarteto está bem e foi para casa.