O Corpo de Bombeiros de Restinga Sêca, na Região Central, atendeu uma ocorrência atípica na noite desta segunda-feira (27). O chamado partiu do município vizinho de Formigueiro, porque um jacaré apareceu no pátio de uma casa.
O fato aconteceu por volta das 19h, na Rua Gustavo Gath, na área central da cidade. Conforme os bombeiros, a solicitante relatou que os seus sobrinhos estavam jogando bola quando viram o animal se aproximando. No entanto, ele não fez nenhuma menção de atacar as crianças.
Como o animal é de grande porte, com aproximadamente dois metros e 50 quilos, o 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar foi até o local para dar suporte. Com uma gaiola adequada, o jacaré foi capturado. Ele foi encaminhado ao Mantenedouro São Braz.
O animal passou por uma avaliação veterinária na manhã desta terça-feira (28) e foi constatado que ele se encontra em bom estado de saúde. Com isso, será feita a soltura em local adequado.
O réptil foi identificado como da espécie jacaré-do-papo-amarelo. Conforme a Fiocruz, eles podem medir até três metros de comprimento e viver até 50 anos. No entanto, estão na lista de extinção pela destruição de seu habitat.