O Rio Negro aparece com o nível de água mais baixo em 120 anos de medição em imagens registradas pelos satélites Copernicus Sentinel-2. A estação seca está apenas começando no Amazonas.
Quatro municípios localizados na calha do rio – São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e a capital, Manaus – estão em situação de emergência por causa da seca.
A falta d'água está afetando a navegabilidade no Rio Amazonas e o fornecimento de água e eletricidade para os municípios. Dados do Porto de Manaus mostram que o nível das águas do Rio Negro na capital chegou a 12,70 metros. O habitual para o período é entre 18 e 20 metros.
De acordo com o g1, balsas que transportam mercadorias para o município de São Gabriel da Cachoeira não conseguem seguir viagem e o desabastecimento de alimentos já ocorre. A cartela de ovos passou a custar R$ 45.
A Copernicus, componente do Programa Espacial da União Europeia e responsável pelos satélites, divulgou duas imagens lado a lado: uma do Rio Negro em novembro de 2022 e a segunda em novembro deste ano. As fotos evidenciam a queda no nível do rio.
A seca histórica acontece dois anos após o Rio Negro ter registrado a sua maior cheia, em 2021, quando a marca de 30,02 metros foi atingida em Manaus.