Um programa que possibilita a troca de materiais recicláveis, como garrafas PET e caixas de papelão, por produtos como bola, mouse, fone sem fio, mochila e materiais escolares, chegou em São Sepé, na Região Central. As trocas poderão ser feitas pelos estudantes após o recesso de inverno.
A ação é realizada pelo Programa “Recicle Bem, Faça o Bem”, da Encanttus Confecções, empresa de uniformes escolares de Mormaço, na Região Norte. O projeto, que surgiu em 2019, faz parceria com escolas públicas e privadas.
Em junho, as instituições de ensino municipais receberam uma espécie de contêiner para armazenar os materiais coletados. Na retomada das aulas, os estudantes terão orientações sobre como armazenar e levar até a escola os materiais. Os objetos de papel, plástico e metal devem estar lavados e secos para que depois possa ser feita a venda do que for arrecadado. O vidro, pela fragilidade e risco de quebra, não é recebido no ecoponto.
Conforme a professora de São Sepé Gabrieli Gazen, que faz o meio de campo entre o projeto e o município, participarão da campanha alunos das escolas municipais, do primeiro ao sexto ano. Eles receberão um kit com tênis e cinco peças de uniforme, todos com fios de PET reciclada em sua composição, confeccionados pela Recicle Bem e adquiridos pelo município.
Para participar do projeto, cada aluno recebe: uma ecobag para carregar os materiais de casa até a escola; uma tag eletrônica, que cadastra os pontos dos materiais entregues para cada aluno; e o acesso a um aplicativo, em que pode ver quantos pontos tem e quanto falta para atingir seu objetivo. Entre os produtos disponíveis para a troca estão mochila, estojo, bola, mouse sem fio, fone sem fio e tênis. Tudo, também, produzido com fio de PET.
Quando atinge o objetivo, o aluno solicita pelo próprio app o produto, que chega na escola. A instituição faz a entrega. E, a partir disso, ele já pode seguir juntando materiais e pontos para sua próxima meta.
Para ajudar os estudantes, vale até "intercâmbio" de pontos: a comunidade em geral pode arrecadar materiais e entregar em outras escolas que também participem do projeto. A pontuação vai para o aluno, desde que seja informado, antes de incluir os pontos, o número de acesso disponibilizado no aplicativo.
O que é jornalismo de soluções?
É uma prática jornalística que abre espaço para o debate de saídas para problemas relevantes, com diferentes visões e aprofundamento dos temas. A ideia é, mais do que apresentar o assunto, focar na resolução das questões, visando ao desenvolvimento da sociedade.
— Digamos que o aluno é daqui de São Sepé e a avó dele é de Restinga Seca. Ela pode ir em uma escola de lá, já que a cidade participa, colocar o número dele na máquina e incluir os materiais. Ajuda o meio ambiente com a reciclagem e o neto com os pontos — explica Gabrieli.
Segundo a professora, em São Sepé, o material coletado nas máquinas é de propriedade das escolas, que podem vender para a reciclagem. O valor é destinado para o Círculo de Pais e Mestres (CPM), que o usa como achar melhor.
Recicle Bem, Faça o Bem
Criado em 2019, o projeto surgiu dentro de uma empresa de confecções localizada em Mormaço. Criada por duas sócias, hoje a Encanttus Confecções tem 13 anos de mercado e produz, principalmente, uniformes escolares.
Conforme Michele Ferreira Cardoso, uma das sócias da empresa, o grupo teve uma série de ideias sobre como conscientizar os alunos que recebem o uniforme feito por eles. Assim, surgiram os uniformes sustentáveis feitos com fio de PET. Disso, a ideia cresceu e se tornou um projeto maior, em que o aluno faz o ciclo completo da reciclagem - entregando o resíduo e recebendo o uniforme.
Hoje, o projeto tem marca registrada, programa, software, metodologia depositada na biblioteca nacional e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Recicle Bem está presente em 33 municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Alagoas, com mais de 40 mil alunos impactados e 5,5 milhões de embalagens recicladas desde seu início.
Para municípios e escolas que queiram participar do projeto, é possível contatar pelo site do Recicle Bem, Faça o Bem. A entidade faz o pagamento de uniformes e materiais a serem entregues para os alunos (como panfletos, ecobag, tag e etc) e a empresa disponibiliza o software, ecoponto e os itens trocados pelos alunos.