A partir da madrugada de sábado (8), um novo ciclone extratropical começa a se formar sobre o oceano, intensificando a chuva e o vento que já atingem regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (7). Depois da formação, o fenômeno deve se afastar da costa gaúcha, diferentemente do evento anterior, em junho, que causou mortes e estragos em diversos municípios. Por isso, o domingo (9) já será de tempo firme em todo o Estado.
De acordo com a Climatempo, a instabilidade desta sexta é causada por uma frente fria que avança pelo mar e reforçada pela circulação de ventos em médios e baixos níveis atmosféricos. Em grande parte do território gaúcha, chove forte e de forma frequente, ao longo de todo o dia. Há potencial para volumes consideráveis de água especialmente nas regiões do Pampa, Central e Metropolitana, com alerta para temporais e risco de ressaca.
No sábado, essa frente fria se afasta e outro sistema frontal se forma, ganhando força a partir da noite desta sexta e dando origem ao novo ciclone extratropical. O sistema deve se organizar próximo ao litoral norte do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.
Em função da chuva, o Inmet emitiu um alerta laranja, indicando perigo, que dura até o meio-dia de sábado. Os acumulados devem ficar entre 50mm e 100mm por dia, com rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. Há chance de interrupção de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
— O ciclone se forma na madrugada e, em vez de ficar estacionário por algumas horas, quando se formar já vai se afastar para o oceano. O vento será mais forte no Litoral Norte durante a madrugada e manhã de sábado. Nas demais áreas, terá vento, mas será associado à chuva, que já está ocorrendo em algumas regiões do Estado e deve ganhar força a partir desta tarde — explica o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador do 8º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Conforme Schneider, os volumes maiores ocorrerão entre o final da noite desta sexta e metade da madrugada de sábado, a partir das regiões oeste e noroeste do Rio Grande do Sul. Haverá chuva no sábado pela manhã, mas essa instabilidade deve ir se deslocando para o Litoral.
— A chuva causada por esse ciclone será mais abrangente. No anterior, ficou mais localizada entre a costa e o Litoral. Agora, pegará mais regiões. Em termos de impacto e intensidade, deve ficar abaixo do anterior. Mesmo assim, é um grande volume e há possibilidade de que em alguns locais passe de 150mm — aponta, destacando que o Inmet deve atualizar os avisos no decorrer do dia.
No domingo, o tempo firme volta a predominar em todo o Estado, com o avanço de uma área de alta pressão atmosférica. A previsão da Climatempo indica que, na parte Centro-Sul o dia começa com sol entre nuvens, mas ao longo da tarde o sol predomina. No Nordeste, o sol aparece entre muitas nuvens.
Entretanto, o meteorologista do Inmet ressalta que está previsto um segundo período de chuvas para o Estado a partir de segunda-feira (10), causada por uma frente fria semiestacionária. Já de quarta (12) para quinta-feira (13), um novo ciclone extratropical deve trazer mais vento para toda a faixa leste, além de uma onda de frio.