O vulcão russo Shiveluch entrou em erupção nesta terça-feira (11) e lançou uma nuvem de cinzas na península de Kamchatka, no extremo oriente do país, o que representa risco para os aviões, anunciaram as autoridades locais.
A Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatka (KVERT), que monitora as erupções na região, emitiu um código vermelho para a aviação devido a uma nuvem de cinzas que se deslocou centenas de quilômetros ao norte e sudoeste de Shiveluch.
"A erupção continua. Explosões de cinzas de até 15 km de altura podem acontecer a qualquer momento. A atividade em curso pode afetar aeronaves internacionais e de voo baixo", alertou o KVERT.
Um vídeo da erupção publicado no Telegram pelo prefeito da localidade de Ust-Kamchatsk, Oleg Bondarenko, mostra um muro de cinzas no horizonte.
O vulcão Shiveluch tem entre 60 mil e 70 mil anos, segundo a KVERT. A península de Kamchatka tem uma população pequena. De acordo com o Programa de Vulcanismo Global do Instituto Smithsonian, quase 12 mil pessoas vivem em um raio de 100 km ao redor do vulcão Shiveluch.
* AFP