Um leão-marinho surgiu na orla do Rio Mampituba, em Torres, no Litoral Norte, na manhã de domingo (12). A aparição, na beira do rio que divide o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, arrancou suspiros dos turistas, que miravam os aparelhos celulares para fazer fotos e vídeos do bicho empinando o focinho. Na tarde desta segunda-feira (13), o animal continuava no local.
É natural que leões-marinhos sejam vistos em Torres, onde param para descansar na Ilha dos Lobos, tradicional ponto de refúgio de animais migratórios. Mas não é frequente que fiquem tão perto da população.
Segundo a analista ambiental do ICMBio Aline Kellermann, que também é chefe do Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, é possível que o bicho tenha sido levado pela forte ressaca do mar, que chegou a fazer o Mampituba transbordar nos últimos dias.
— Quando o mar está muito agitado, com ressaca forte, é normal que os animais possam aparecer, por causa da proximidade da Ilha dos Lobos, mas não é tão comum aparecerem na beira do rio — diz.
O leão-marinho que visitou a cidade é do tipo leão-marinho do sul (Otaria flavescens), adulto, macho e, garante Aline, saudável. É uma das espécies mais comuns no Rio Grande do Sul. O ICMBio colocou uma fita de isolamento perto do animal e uma placa indicando à população que ele está descansando.
A secretária do Meio Ambiente, Fernanda Brocca, explica que os moradores do município já se acostumaram com aparições como essa, que sempre animam turistas:
— O pessoal daqui já está acostumado. Mais são os turistas, que acham diferente.