Um visitante inusitado vem chamando a atenção de quem passa pela Avenida Beira-Mar, em Tramandaí, no Litoral Norte, desde a noite do último domingo (5). Um leão-marinho apareceu no calçadão, onde fez uma pausa na sua rota migratória para descansar.
Policiais da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar isolaram um trecho do calçadão por volta de 7h desta segunda-feira (6). Até o fim da tarde, o leão-marinho seguia no mesmo lugar. Conforme o capitão Rogério Silva dos Santos, comandante 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (1º BABM), as aparições dos mamíferos no Litoral Norte vêm sendo cada vez mais comuns.
— Normalmente, eles ficam na faixa de areia, o que chamou a atenção desta vez é que ele conseguiu ultrapassar as dunas e chegar até o calçadão — comenta.
O animal escolheu um trecho do calçadão localizado entre a plataforma de pesca de Tramandaí e a imagem de Iemanjá. Conforme Santos, a única intervenção da Patram foi o isolamento da área para evitar o acesso de curiosos. Ele pontua que o animal pode permanecer ali de dois a três dias e depois seguir sua jornada.
Segundo o comandante, o animal apresenta boas condições de saúde. Ele pede que as pessoas que passam pelo local não tentem tocar o animal, nem o alimentar. O policial acrescenta que entre as atividades diárias dos agentes, eles separam um momento para verificar como o animal está.
— Nós monitoramos. Não interferimos na rota, mas temos que cuidar para que não seja atacado por cães, por exemplo, pois como ele tem dificuldade se locomover, se tornaria uma presa fácil — pontua.
O militar acrescenta que há outros casos em monitoramento, como uma foca albina que foi localizada em Balneário Pinhal e vem sendo acompanhada pelo Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar). Ele explica que, quando necessário, o atendimento é feito no local, sem remover o animal.
Os leões marinhos podem viver entre 20 e 30 anos. O macho da espécie pesa uma média de 300 quilos e tem cerca de 2,4 metros de comprimento. Já a fêmea tem peso médio de 100 kg e 1,8m de comprimento. Na água, podem se mover com velocidade de até 30km/h.