O evento E os Nossos Biomas Tchê? pretende debater soluções para conservação dos biomas existentes no Rio Grande do Sul e ocorrerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (30), a partir das 9h30min. Ao longo do dia, três painéis serão apresentados por representantes de entidades ligadas à defesa do meio ambiente no Rio Grande do Sul.
No painel Como salvar o Pampa?, o coordenador técnico do Instituto Curicaca, Alexandre Krob, apresentará as lacunas de conservação do território que precisam ser preenchidas no Pampa, e Rodrigo Dutra, da Associação dos Servidores do Ibama e do ICMBio do Estado, mostrará quais as propostas para o cumprimento da legislação ambiental no Pampa.
O painel será finalizado com a fala de Fernando Aristimunho, do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa, sobre como valorizar as cadeias produtivas dos guardiões da biodiversidade.
Na mesa "Por que de costas pro mar?", temas como a falta de áreas protegidas nos mares do Sul, que será abordado por Kleber Silva, do Nema/Un Solo Mar, e a poluição dos oceanos com plásticos, apresentado por Letícia Bolzan, do Instituto Curicaca, estarão em destaques.
No painel "E a Saúde da Mata Atlântica?", Eduardo Velez, do Instituto Curicaca, mostrará em números as perdas de florestas no Estado nos últimos anos, e Douglas Kaingang apresentará a luta dos indígenas por seus territórios, entre outros assuntos.
O encerramento do evento será com a entrega do 1º Prêmio Curicaca em reconhecimento ao trabalho de um defensor da natureza. O nome do homenageado será divulgado no dia do evento.
O encontro será aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no site do Instituto Curicaca. Os painéis também poderão ser acompanhados pelo canal da Assembleia Legislativa no Youtube.