Com a onda de calor que se intensifica a partir desta terça-feira (11), os termômetros do Rio Grande do Sul podem registrar temperaturas perto dos 40ºC nesta semana em quase todo o Estado. De acordo com informações da Climatempo, ainda não se descartam recordes de calor e as temperaturas mais altas devem ser registradas no fim de semana (confira abaixo as máximas previstas para cada região).
Conforme explica Carine Gama, meteorologista da Climatempo, o que chama a atenção neste fenômeno não são propriamente as temperaturas. Isso porque, no verão, não são incomuns máximas perto dos 40ºC. Em Uruguaiana, por exemplo, no dia 1º de janeiro, os termômetros registraram 40,9ºC e, em verões passados, a temperatura já chegou a 42ºC. Para a sexta-feira (14), a máxima prevista é de 40ºC.
De acordo com a meteorologista, o que pode ser histórico nesse calorão é que quase todas as cidades do Rio Grande do Sul devem chegar perto dos 40ºC, algo incomum no verão gaúcho. A exceção deve ser a região litorânea que, por conta da influência do oceano, não deve ter temperaturas tão altas — a máxima deve ficar na casa dos 30ºC.
Nesse cenário, as temperaturas devem ficar de cinco a sete graus acima da média do Estado para janeiro. Somado a isso, a umidade do ar vai estar abaixo do esperado, podendo atingir cerca de 12%, principalmente nas regiões Noroeste e Oeste, considerado estado de alerta.
— A gente tem uma situação que é um sistema de bloqueio, em que se forma uma circulação no Oceano Pacífico e ela fica lá parada, impedindo que essas ondas que vão perturbando, formando ciclones e trazendo frentes frias, passem aqui pelo Estado e mudem o tempo. Então a gente fica numa condição de tempo chamada estacionária. Quando se entra numa situação de estacionaridade em um período seco, você vai seguir num gradativo aquecimento, pois são vários dias com o predomínio do sol e vai tendo um um gradativo aquecimento — explicou o meteorologista da UFSM Vagner Anabor, em entrevista ao programa Timeline, da Gaúcha, desta terça-feira (11).
No domingo (16), porém, uma frente fria vindo do sul da Argentina chega ao Estado. A colisão entre essa frente fria com a atmosfera quente e seca que estará sobre o Rio Grande do Sul causará um choque de temperatura, o que poderá causar fortes temporais, com risco de queda de granizo, ventos fortes e nuvens escuras.
A chuva deve chegar no domingo à tarde, avançando pelo Sul, Campanha e Santa Maria. Em Uruguaiana, o acumulado previsto é de 30 milímetros (quase 25% do esperado para o mês). Na segunda-feira (17), a chuva deve se espalhar por todo o Estado. Com ela, a frente fria chega e as temperaturas ficam mais amenas, formando um cenário inverso ao que os gaúchos vivem nesta semana.
— A próxima semana que chega será bem diferente desta. Terá chuva e temperaturas menores — antecipa Carine.
Confira as máximas previstas para as regiões do RS no sábado (15) e domingo (16)
Porto Alegre e Região Metropolitana
- Porto Alegre: 36°C no sábado (15) e 37°C no domingo (16)
- Campo Bom: 38°C no sábado (15) e 39°C no domingo (16)
Litoral Norte
- Torres: 29°C no sábado (15) e 28°C no domingo (16)
- Capão da Canoa: 31ºC no sábado (15) e 30°C no domingo (16)
- Tramandaí: 30ºC no sábado (15) e 29°C no domingo (16)
Litoral Sul
- Praia do Cassino: 33°C no sábado (15) e 31°C no domingo (16)
Região Central
- Santa Maria: 37°C ambos os dias
Região Sul
- Pelotas: 34°C no sábado (15) e 32°C no domingo (16)
Região Norte
- Passo Fundo: 31°C no sábado (15) e 33°C no domingo (16)
- Erechim: 30°C no sábado (15) e 32°C no domingo (16)
Região Noroeste
- Santa Rosa: 39°C no sábado (15) e 38°C no domingo (16)
Missões
- Santo Ângelo: 38°C no sábado (15) e 37°C no domingo (16)
Fronteira Oeste
- Uruguaiana: 38°C no sábado (15) e 37°C no domingo (16) - a maior temperatura deve ser na sexta-feira (15), com 40°C