Até a próxima sexta-feira (14), o Rio Grande do Sul enfrentará uma onda de calor que pode ultrapassar os 40°C no Estado, de acordo com os meteorologistas. De olho nas altas temperaturas, e com base no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta nesta segunda-feira (10) confirmando que as máximas na Capital poderão ficar entre 39°C e 40°C nas próximas quinta (13) e sexta-feira (14), 8°C acima da média para esta época do ano.
Segundo o Climatempo, os dias mais quentes em todo o Estado deverão ser quinta-feira (13) e sexta-feira (14), porque além das temperaturas elevadas, haverá um vento Norte soprando, o mais quente, elevando ainda mais a sensação de calor. Nestes dois dias, acrescenta a meteorologista Cátia Valente, as máximas poderão chegar a 42ºC nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina e no Centro do Estado.
— É um calor bastante intenso, mas nada que já não tenhamos visto no verão. Assim como tivemos uma onda de frio no inverno, teremos esta onda de calor agora. Podemos ter algum recorde histórico? Podemos ter meio grau ou um grau a mais em alguma região. Mas, na média, as máximas que vão predominar não passarão dos 42°C — comenta Cátia.
O calorão ocorre devido a uma área de alta pressão atmosférica que está atuando sobre o Rio Grande do Sul, favorecendo o predomínio de uma massa de ar seco e quente em todas as regiões. A área de alta pressão inibe a formação de nebulosidade e, consequentemente, eleva as temperaturas e deixa baixa a umidade do ar.
Com a persistência da área de alta pressão sobre o Rio Grande do Sul, ao longo desta semana, as temperaturas se manterão elevadas desde o período da manhã. O pico será atingido nas tardes, quando chegará aos 40°C. Durante a noite, as temperaturas poderão diminuir, mas não haverá alívio do calor.
A umidade relativa do ar ficará baixa na maioria das regiões gaúchas, atingindo níveis de alerta (abaixo de 20%) na metade Oeste.
Com as temperaturas elevadas e sem previsão de precipitações nos próximos dias - a chuva deve chegar no próximo final de semana, iniciando pelo Oeste gaúcho - os mananciais deverão ser afetados, em função da evapotranspiração. A expectativa é de que seja registrada uma piora nos níveis dos principais rios gaúchos, agravando a seca no Estado.
A Defesa Civil de Porto Alegre repassou as seguintes orientações à população:
- Proteja-se do sol e do calor.
- Beba líquidos e faça refeições leves.
- Abrigue-se em local seguro.
- Dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil – fone 199 - ou Corpo de Bombeiros – fone 193.