O primeiro mês de 2022 será de calorão e pouca chuva para os gaúchos. De acordo com o Climatempo, a primeira quinzena de janeiro terá temperatura acima da média e chuva irregular, que deve chegar com maior intensidade somente no segundo período do mês.
Com o fenômeno La Niña dominando os padrões atmosféricos, os três Estados da Região Sul devem sofrer com a irregularidade pluviométrica. Ao longo das semanas, porém, a chuva marca mais presença, ampliando a intensidade na segunda quinzena. Somente no Paraná os acumulados devem ficar ligeiramente acima da média, permanecendo abaixo da média nas demais áreas do Sul.
A previsão é de calor intenso no Rio Grande do Sul, contudo, o drama dos produtores que são castigados pela estiagem deve ser amenizado na segunda metade do mês. Com o aumento da chuva entre a segunda quinzena de janeiro e a primeira parte de fevereiro, as culturas afetadas podem ter um alívio, principalmente para quem plantou mais tarde. O Climatempo frisa que mesmo com a chuva se regularizando ao longo da segunda quinzena, na média, janeiro será mais quente que o normal.
Primeira semana do ano
A primeira semana do ano terá clima bastante seco. O primeiro sábado de 2022 segue com nebulosidade, mas com a temperatura subindo gradativamente, com sensação de bastante calor. Os termômetros devem se aproximar dos 40°C, principalmente em áreas do Sul e Oeste gaúcho, onde já vêm sendo registradas temperaturas mais elevadas. A partir da tarde, há risco de pancadas de chuva isoladas na Campanha e na Fronteira Oeste, como é o caso de Uruguaiana.
No domingo (2), áreas de estabilidade voltam a atuar sobre o Estado e podem resultar em pancadas de chuva, causadas pela umidade provocada pelas áreas de instabilidade. O tempo fica firme apenas no litoral gaúcho e catarinense. Mesmo com a incidência de chuva na faixa Central e na região Oeste, a sensação de calor intenso deve permanecer.
A partir de segunda-feira (3), o tempo começa a ficar mais instável nos dois Estados e provoca temporais já durante a manhã, se estendendo ao longo do dia pelo Oeste e avançando para a faixa Central e pelo Leste ao longo do dia. Apesar disso, o tempo segue firme em toda a faixa litorânea do Rio Grande do Sul.
Na terça-feira (4), podem ocorrer pancadas de chuva isoladas. A partir de quarta-feira (5), tem a chegada de uma nova frente fria, que avança ao longo do dia e chega a Santa Catarina, deixando o tempo estável, com mais nebulosidade, podendo provocar queda da temperatura.
— De segunda-feira em diante, a tendência é de que tenhamos uma redução em comparação com os dias anteriores. Ainda não dá para falar em refresco ou em sensação de frio, mas aquele calorão excessivo já deve dar uma aliviada — explica Daniela Freitas, meteorologista da Climatempo.