Imagens de uma enorme nuvem de poeira sobre a cidade de Franca, no interior do Estado de São Paulo, repercutiram nas redes sociais neste domingo (26). A terra, que encobriu o céu devido aos fortes ventos, gerou transtornos no trânsito e comércio do município. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
O fenômeno foi registrado em diferentes pontos da cidade, como no Jardim Consolação, Distrito Industrial, Parque dos Lima, Residencial Paraíso, Vila Santa Cruz, Estação e Residencial Amazonas. A tempestade de areia também passou por Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e algumas cidades de Minas Gerais que fazem fronteira com o Estado.
Franca está atualmente enfrentando problemas hídricos, com racionamento de água desde o dia 2 de setembro. De acordo com a Folha, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pediu aos moradores que não desperdicem o recurso na limpeza dos locais atingidos pela poeira.
“Sabemos que o evento atípico de hoje (26/9) trouxe uma grande quantidade de poeira e fuligem para dentro das casas. Mas o município passa por um período de severa estiagem, com rodízio no abastecimento de água. É preciso que todos que usem a água de forma consciente, sem desperdícios”, afirma a nota.
Segundo os meteorologistas, o fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como "haboob". Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um "rolo compressor" de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura.
Os satélites do Instituto Nacional de Meteorologia mostraram que o município de Franca registrava ventos intensos de até 60 quilômetros neste domingo (26). A região também estava sob alerta de tempestades com até 30 milímetros de chuva por hora e risco de granizo, como o que atingiu partes da capital paulista na véspera, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.