O Rio Grande do Sul teve mais um amanhecer gelado para entrar no histórico do inverno rigoroso de 2021. Desta vez, os destaques com as menores mínimas ficaram para as regiões Central e da Serra. Cinco cidades espalhadas entre essas duas áreas registraram temperaturas até 3°C.
O começo de dia mais gelado, entretanto, ficou para Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra, e em Quaraí, na Fronteira Oeste, onde ambas cidades tiveram a mesma mínima: 2,1°C.
Em Vacaria, na Serra gaúcha, os termômetros marcaram 2,6°C. Em Canela, também na Serra, e São Vicente do Sul, na Região Central, a mínima foi de 3°C. As medições foram feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fabiene Casamento, meteorologista da Somar Meteorologia, explica que mais uma massa de ar frio age sobre o território gaúcho:
— Essa massa de ar frio, vinda de uma área próxima da Argentina, derruba as temperaturas no Estado até o final de semana. Porém, desta vez, não há previsão de chuva ao longo do dia, porque esse fenômeno também é uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas. Por isso, também não há previsão de neve no Rio Grande do Sul.
Confira outros destaques de baixas temperaturas registradas no RS
- Cambará do Sul: 2,1°C, com sensação de -1,6°C
- Quaraí: 2,1°C, mesma sensação
- Vacaria: 2,6°C, com sensação de -2,1°C
- São Vicente do Sul: 3°C, com sensação de 0,1°C
- Canela: 3°C, mesma sensação
- São José dos Ausentes: 3,2°C, mesma sensação
- Santa Maria: 3,3°C, mesma sensação
- São Gabriel: 4°C, mesma sensação
- Serafina Corrêa: 4,6°C, mesma sensação
- São Borja: 4,9°C, mesma sensação
- Santiago: 4,9°C, mesma sensação