Embora os dias de frio extremo já tenham passado, os termômetros devem seguir em baixa no Rio Grande do Sul pelo menos até o segundo final de semana de agosto. De acordo com a Somar/ Climatempo, as temperaturas começam a se elevar gradativamente a partir do sábado (31); porém, ainda permanecem baixas e até negativas em algumas regiões, como a Serra.
As manhãs devem seguir geladas; no entanto, ao longo da tarde, as temperaturas devem chegar aos 17°C em alguns municípios. Entre os dias 6 e 8 é que as máximas podem atingir os 25°C, afirma a meteorologista Carine Gama. No fim do mês, antes de uma nova diminuição nas temperaturas, os termômetros podem alcançar os 30°C, inclusive em Porto Alegre.
Para agosto, a previsão é de que três frentes frias avancem pelo Estado: uma por volta do dia 10, outra na virada da quinzena e, por fim, uma na última semana do mês. O sistema previsto para a metade do mês deve trazer frio intenso, mas ainda menor do que o registrado nos últimos dias.
— No dia 16, terá uma queda na temperatura, mas nada parecido com o que teve agora — diz Carine.
Em razão desses sistemas, agosto deve ser mais frio do que o normal. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia, esse é o mês que mais acumula ocorrências de neve. Desde 2002, foram 44.