O frio intenso, com possibilidade de temperaturas negativas, geada e neve, vai chegar com força à região sul do Brasil nos próximos dias. Na segunda-feira (26), a frente fria já toma conta do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, porém é a partir da madrugada de quarta-feira (28) que os termômetros devem despencar — principalmente no Estado vizinho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa é a terceira massa de ar polar do ano e tem potencial para ser a mais rigorosa de 2021.
A tendência apontada pelo meteorologista William Minhoto, da Somar Meteorologia, é de que a massa de ar polar pode derrubar os termômetros a ponto de serem registradas as menores temperaturas do ano na Serra Catarinense — a expectativa é de que em São Joaquim, por exemplo, o frio fique por volta de -4ºC e -6ºC, sendo que a menor marca do ano na cidade é de -4,1ºC.
— Santa Catarina terá mais frio que o Rio Grande do Sul, mas nada anormal para o período do inverno. Florianópolis vai ficar entre 7ºC e 16ºC. É mais frio, mas não é excepcional —explica Minhoto.
A Defesa Civil de SC emitiu uma nota meteorológica sobre a onda de frio intenso, com possibilidade de neve e congelamento de pista no Planalto Sul e Meio Oeste. De acordo com o órgão, é possível que os termômetros cheguem a -9ºC em algumas cidades. O pico do frio deve ocorrer entre quarta e sexta-feira em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
No RS, há previsão de geada ampla em praticamente todo o Estado, com exceção do litoral. A partir de quinta-feira, algumas áreas de instabilidade trazem umidade para áreas do extremo norte e serra gaúcha — pode ocorrer queda de neve. Nas demais áreas do Estado, o frio também predomina — Lagoa Vermelha e Passo Fundo podem ter termômetros em -2ºC, com sensação térmica de -4ºC.