O Rio Grande do Sul teve mais um amanhecer gelado para entrar na série de dias frios do inverno gaúcho. Desta vez, as mínimas não foram negativas, mas Porto Alegre registrou a temperatura mais baixa do ano, com 3,6°C, por volta das 7h30min. Além disso, outros seis municípios ficaram com os termômetros abaixo dos 4°C neste começo de quinta-feira (22).
A mínima mais baixa foi registrada em Serafina Corrêa, na Serra, com -0,1°C. Em Capão do Leão, no Sul, os termômetros não passaram dos 2,2°C.Na sequência, aparece Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, com 2,9°C – o município tem o primeiro amanhecer esta semana com temperatura acima de 0°C, mas com sensação térmica de -2,1°C. Já em Quaraí, na Fronteira Oeste, e em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, a mínima ficou em 3,7°C. As medições foram feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta quinta, o dia ainda será gelado em função de uma área de alta pressão atmosférica, que é fria e seca. Mas São Borja, na Fronteira Oeste, e Santa Rosa, no Noroeste, poderão alcançar temperaturas máximas bem agradáveis, chegando na casa dos 24°C ao longo do dia.
Fábio Luengo, meteorologista da Somar Meteorologia, explica que essa massa de ar frio começará a perder força - de maneira gradativa – em função do deslocamento em direção ao oceano e também porque os ventos mudarão de direção:
— Nos próximos dias, os ventos mais de Norte e do Centro do Brasil, que são mais quentes, passarão a alcançar o território gaúcho. Por isso, as temperaturas serão mais altas no final de semana. Na faixa Oeste, por exemplo, as máximas serão próximas dos 30°C.
Nova virada no tempo e com chance de neve na próxima semana
Os dias de temperaturas amenas vão durar pouco. Já na próxima segunda-feira (26), outra frente fria ganhará força a ponto de chegar no Rio Grande do Sul, diz Luengo.
— Além de carregar o frio, essa condição derrubará as temperaturas em todo o Estado. De domingo para segunda, por exemplo, a região Centro-Sul poderá ter queda de 10°C nos termômetros. O pico de frio dessa nova frente será na quarta-feira (28), data em que trabalhamos, inclusive, com a possibilidade de neve — pontua o meteorologista da Somar.