Neste domingo (18), moradores do Rio Grande do Sul amanheceram com fortes rajadas de vento. A ventania atinge diversos municípios e áreas do Estado, como Porto Alegre e as regiões Metropolitana e Sul. O fenômeno é causado por um ciclone extratropical que está atuando próximo à costa do Estado, segundo a Somar Meteorologia.
A velocidade do vento foi mais intensa no sul do Estado. Santa Vitória do Palmar (86km/h) e Capão do Leão (75km/h) registraram as maiores rajadas de vento, de acordo com a Somar. O vento forte também afetou as operações no Porto de Rio Grande. O complexo ficou impraticável durante o dia. Nessa situação, navios não entram e nem saem do local.
Cambará do Sul (71 km/h), na Serra, Rio Pardo (70 km/h), no Vale do Rio Pardo, Soledade (60km/h), no Norte, e Torres (63k m/h), no Litoral Norte, também sofreram com rajadas vento de maior intensidade neste domingo.
A Somar destaca que expectativa é de que os ventos continuem intensos na noite deste domingo e na madrugada de segunda-feira (19). Conforme esse sistema se afasta para o oceano, o fenômeno começa a perder força durante a segunda-feira. No entanto, ainda serão registradas rajadas mais fortes no Leste e na Serra ao longo do dia.