A formação de um ciclone extratropical segue interferindo no clima do Rio Grande do Sul neste domingo (23), o que ainda acontecerá nos próximos dias. De acordo com a Somar Meteorologia, foram registrados ventos de até 70 km/h no município de Rio Grande. Em Porto Alegre, as rajadas chegaram a 47 km/h.
Segundo a Defesa Civil RS, não foram notificados danos materiais devido à ação dos ventos. Porém, em municípios do sul do Estado, como Morro Redondo e Turuçu, houve desabastecimento de energia elétrica.
A previsão do tempo indicava que, neste domingo, haveria sol em todas as regiões do Estado. Porém, a faixa leste, que abrange Porto Alegre, Região Metropolitana, Serra e Litoral, segue com nebulosidade. A Somar reforça que isso se deve ao movimento lento do ciclone, que está entre o Rio Grande do Sul, áreas do oceano e próximo ao Uruguai, produzindo uma área de baixa pressão atmosférica intensa.
Nesta segunda-feira (24), o vento forte segue na faixa leste, podendo chegar a 80 km/h. Não há previsão de chuva, mas o frio deve se intensificar. Na terça-feira (25), poderá gear no norte do Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre, a mínima chega a 8ºC, igualando-se à menor temperatura registrada no ano na cidade. Na Serra e no Norte, a mínima fica entre 2ºC e 4ºC. Em Cambará do Sul, a temperatura pode chegar a 0ºC.