O maior iceberg do mundo se desprendeu da plataforma de gelo de Ronne, na Antártica, segundo imagens de um satélite do programa europeu Copernicus, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA).
O iceberg A-76, de quase 170 quilômetros de comprimento por 25 quilômetros de largura e uma superfície total de 4.320 quilômetros quadrados — para efeitos de comparação, a área de Porto Alegre é de 496 km² —, está à deriva no Mar de Weddell, segundo um comunicado divulgado pela agência na quarta-feira (19) à noite.
Foi observado inicialmente pelo British Antarctic Survey (BAS), organismo de pesquisa britânico para as zonas polares que tem uma base próxima ao local.
Até o momento, o maior iceberg do mundo era o A-23A, com superfície de 3.380 quilômetros quadrados, também à deriva no Mar de Weddell, segundo a ESA.
As imagens do imenso bloco de gelo A-76 foram registradas pelo satélite Sentinel-1, que integra o programa europeu de observação Copernicus.
A estação polar britânica localizada na plataforma de gelo de Brunt, também no Mar de Weddell, foi testemunha em fevereiro da ruptura de um iceberg de 1.270 quilômetros quadrados.