Um veado-catingueiro foi encontrado na tarde desta sexta-feira (22) às margens da BR-290 em Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo. O animal foi encontrado por um motorista que transitava pelo quilômetro 224, por volta das 13h. O condutor conseguiu resgatar o animal e o levou até um posto de Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Depois, o animal foi encaminhado para o Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul. De acordo com o responsável pelo local, o biólogo Alisson Boiynk, o animal é da espécie Mazama gouazoupira, que é considerada ameaçada de extinção no Estado.
Conforme Boiynk, o animal passou por atendimento e foi alimentado. Ele é filhote e tem cerca de 15 dias.
— Ele é bem novo e está um pouco magro. Em princípio, iremos conseguir salvar. Será trabalhoso, mas acredito que seja possível — afirmou o biólogo.
A expectativa de vida da espécie é de 20 anos, mas é raro que eles cheguem a essa idade devido a diversos fatores, como o avanço da agricultura e a ameaça da caça. Outros dois cervos vivem no zoológico atualmente:
— O cervo tem toda uma característica de ser um animal assustado. Mas os que temos são bastante dóceis. Você precisa ter uma cautela na hora de chegar até ele, não pode chegar de maneira afoita. Para fazer a abordagem a eles, nós tentamos sempre manter o mesmo tratador ou no máximo duas pessoas por vez, para que o animal adquira confiança na gente. Há todo um cuidado — explica.
Segundo Boiynk, o relato de aparições da espécie na região é frequente. Para combater a caça ao animal, o município participa de uma campanha de conscientização sobre o crime contra a fauna:
— A gente atua em parceria com o Comando Ambiental da Brigada Militar no Interior, e esse tipo de fiscalização acaba coibindo a caça a esse bicho, e o número de relatos de aparições acaba aumentando.