Setembro começou com tempo instável em parte do Estado. Houve registro de chuva na Região Metropolitana, na Campanha e nas regiões central e sul do RS. De acordo com a Somar Meteorologia, as precipitações começaram durante a madrugada, mas foram perdendo força a partir da manhã. Nas demais áreas, o tempo ficou firme.
A temperatura mínima de terça-feira (1), 4,3°C, foi registrada em Caçapava do Sul, na Campanha. A máxima, 27,3°C, foi sentida em Santo Augusto, no noroeste gaúcho. Na Capital, os termômetros oscilaram de 10,8°C a 17°C.
Nesta quarta-feira (2), a instabilidade se espalha pelo Rio Grande do Sul. Segundo a Somar, a formação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o território gaúcho dá origem a uma nova frente fria, favorecendo a formação de nuvens carregadas que devem culminar em chuva em todas regiões do Estado. Para Campanha, Fronteira Oeste, Litoral Sul e regiões central e sul do RS, estão previstas pancadas fortes — acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento que podem passar de 70 km/h — desde o começo da manhã.
Já na Região Metropolitana, no Litoral Norte, na Serra e nas regiões norte e noroeste do Estado, o sol deve predominar até o final da tarde. No início da noite, porém, a chuva também chega a essas áreas, em forma de precipitações intensas — que também podem ser acompanhadas de raios e de vento acima de 70 km/h.
O maior acumulado do dia deve ser registrado em Jaguarão, no sul gaúcho: 62 mm —volume que corresponde a aproximadamente 61% de toda a chuva esperada no mês de setembro no município.
A temperatura máxima desta quarta-feira (2), 30°C, está prevista para os municípios de Marcelino Ramos e Severiano de Almeida, no norte do RS. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 14°C e 25°C. No entanto, nas regiões onde o sol não aparece, os termômetros não sobem muito — no Chuí, no Extremo Sul, por exemplo, a máxima não passa de 14°C.
Na quinta-feira (3), a instabilidade continua. Na Região Metropolitana, no Litoral Norte, na Serra e nas regiões norte e noroeste do Estado, são esperadas pancadas moderadas e raios, além de vento que pode chegar a 70 km/h. No restante do território gaúcho, ainda chove pela manhã, mas o tempo volta a ficar firme a partir da tarde.
A mínima do dia, 9°C, deve ser apontada em Barra do Quaraí e Uruguaiana, na Fronteira Oeste. A máxima é esperada em Marcelino Ramos: 26°C. Na Capital, os termômetros variam entre 13°C e 19°C.
Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:
Região Metropolitana: o sol predomina até o final da tarde. No entanto, ao anoitecer, há condições para pancadas fortes, acompanhadas de raios e de rajadas de vento que podem passar de 70 km/h. Em Charqueadas, os termômetros variam entre 11°C e 27°C.
Serra gaúcha: o sol predomina até o final da tarde. No entanto, ao anoitecer, há condições para pancadas fortes, acompanhadas de raios e de rajadas de vento que podem passar de 70 km/h. Em Bento Gonçalves, os termômetros variam entre 12°C e 23°C.
Litoral Norte: o sol predomina até o final da tarde. No entanto, ao anoitecer, há condições para pancadas fortes, acompanhadas de raios e de rajadas de vento que podem passar de 70 km/h. Em Tramandaí, os termômetros variam entre 13°C e 18°C.
Litoral Sul: a quarta-feira (2) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva. Também podem ocorrer descargas elétricas e rajadas de vento acima de 70 km/h. Em Rio Grande, os termômetros variam entre 13°C e 17°C.
Região Norte: o sol predomina até o final da tarde. No entanto, ao anoitecer, há condições para pancadas fortes, acompanhadas de raios e de rajadas de vento que podem passar de 70 km/h. Em Erechim, os termômetros variam entre 17°C e 29°C.
Região Noroeste: o sol predomina até o final da tarde. No entanto, ao anoitecer, há condições para pancadas fortes, acompanhadas de raios e de rajadas de vento que podem passar de 70 km/h. Em Santo Ângelo, os termômetros variam entre 16°C e 22°C.
Região Sul: a quarta-feira (2) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva. Também podem ocorrer descargas elétricas e rajadas de vento acima de 70 km/h. Em Canguçu, os termômetros variam entre 12°C e 20°C.
Região Central: a quarta-feira (2) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva. Também podem ocorrer descargas elétricas e rajadas de vento acima de 70 km/h. Em Santa Maria, os termômetros variam entre 14°C e 23°C.
Campanha gaúcha: a quarta-feira (2) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva. Também podem ocorrer descargas elétricas e rajadas de vento acima de 70 km/h. Em Caçapava do Sul, os termômetros variam entre 12°C e 20°C.
Fronteira Oeste: a quarta-feira (2) terá tempo instável, com pancadas fortes de chuva. Também podem ocorrer descargas elétricas e rajadas de vento acima de 70 km/h. Em Itaqui, os termômetros variam entre 12°C e 15°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades :
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 14°C e máxima de 25°C.
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 17°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 12°C e máxima de 22°C.
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 23°C.
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 22°C.
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 29°C.
Uruguaiana: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 14°C.
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 22°C.
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 17°C.
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 18°C.
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 15°C e máxima de 26°C.
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e máxima de 18°C.
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 20°C.
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 21°C.
São Borja: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 17°C.