Nesta quarta-feira (24), houve chuva forte nas regiões sul e central do Estado. De acordo com a Somar Meteorologia, pancadas intensas, acompanhadas de raios e de vento com mais de 70 km/h, foram registradas nestas áreas ao longo do dia. Nas demais regiões gaúchas, no entanto, o tempo ficou firme.
As temperaturas seguiram elevadas. Em Campo Bom, no Vale do Sinos, os termômetros atingiram 30,8°C à tarde. Em Porto Alegre, a variação térmica ficou entre entre 16°C e 30°C.
Nesta quinta-feira (25), a chuva passa a atingir todo o Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para toda a região sul do Brasil, chamando atenção para a possibilidade de pancadas intensas, descargas elétricas e vento que pode atingir entre 60 km/h e 100 km/h, além de eventual queda de granizo.
Segundo a Somar, os maiores acumulados devem ser registrados na metade sul gaúcha, podendo chegar a 49 mm em Sinimbu, no Vale do Rio Pardo, e em Ivorá, na região central do RS — volume que corresponde a aproximadamente 40% de toda a chuva esperada para o mês de junho nesses municípios.
As temperaturas tendem a cair. Em Bagé, na Campanha, é esperada a mínima desta quinta-feira (25) no Estado: 7°C. A máxima, 26°C, deve ser apontada em Porto Xavier, no noroeste gaúcho. Na Capital, os termômetros variam de 13°C a 24°C.
Na sexta-feira (26), a instabilidade se afasta e o tempo volta a ficar firme em todo o Rio Grande do Sul. Entretanto, o céu deve ficar nublado na maioria das regiões, com poucos períodos de sol. Apenas a região sul do RS deve ter um dia ensolarado.
O vento, que vinha trazendo o ar quente e úmido do norte do país, muda de direção e começa a trazer o ar frio das áreas polares. Com isso, as temperaturas caem bruscamente. A mínima do Estado nesta sexta (26), 3°C, está prevista para Cambará do Sul, na Serra. A máxima, 18°C, deve ser apontada em Frederico Westphalen, no norte gaúcho. Em Porto Alegre, a mínima será de 7°C e a máxima de 16°C.
Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:
Região Metropolitana: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Canoas, os termômetros variam de 14°C a 25°C.
Serra gaúcha: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Gramado, a temperatura varia de 11°C a 20°C.
Litoral Norte: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Xangri-Lá, os termômetros variam entre 14°C e 22°C.
Litoral Sul: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Rio Grande, os termômetros oscilam de 12°C a 20°C.
Região Norte: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Não-Me-Toque, a temperatura varia de 12°C a 20°C.
Região Noroeste: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Cândido Godói, os termômetros variam de 12°C a 24°C.
Região Sul: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Canguçu, os termômetros variam de 9°C a 19°C.
Região Central: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Santiago, a temperatura varia de 10°C a 22°C.
Campanha gaúcha: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Bagé, a temperatura oscila de 7°C a 19°C.
Fronteira Oeste: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 9°C a 20°C.
Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades :
Capital: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 24°C.
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 21°C.
Caxias do Sul: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 22°C.
Santa Maria: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 9°C e máxima de 20°C.
Santa Rosa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 24°C.
Erechim: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 22°C.
Alegrete: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 19°C.
Torres: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 22°C.
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 20°C.
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.
Passo Fundo: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 20°C.
Dom Pedrito: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 8°C e máxima de 20°C.
Tramandaí: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 22°C.
Xangri-Lá: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 22°C.
Capão da Canoa: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 22°C.
São Borja: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 10°C e máxima de 20°C.