Neste sábado (2), dois coalas foram resgatados de uma área no leste da Austrália devastada pelo fogo. No entanto, de acordo com um hospital especializado no tratamento dos animais, centenas ainda estão desaparecidos devido aos incêndios florestais na região, que destruíram milhares de hectares na semana passada, incluindo um habitat densamente povoado por coalas.
O primeiro coala, chamado Corduroy Paul, foi encontrado desidratado no meio de uma área devastada pelas chamas a cerca de 400 quilômetros ao norte de Sydney e foi levado ao hospital de coalas Port Macquarie. Outros quatro animais foram vistos escondidos em arbustos e serão resgatados neste domingo (3), disse o hospital, que administra uma ONG.
A preocupação é que centenas de coalas tenham morrido nesses incêndios. Com o passar dos dias, a falta de água diminui ainda mais suas chances de sobrevivência. O desmatamento e o desenvolvimento urbano devastaram o habitat dos coalas, que vivem nas árvores, o que resultou no aumento da consanguinidade e na diversidade genética reduzida da espécie.