A terça-feira (29) foi marcada por ventania e chuva forte no Rio Grande do Sul — com ocorrências de destelhamento de casas, falta de energia elétrica, queda de árvores, entre outros transtornos. Na parte da manhã, houve queda de granizo em Aceguá, na Campanha. Até as 16h, o maior acumulado havia sido registrado em Jaguarão, na Região Sul: 77 mm (volume que corresponde a cerca de 90% de toda a chuva esperada para o mês de outubro no município).
Nesta quarta-feira (30), o cenário tende a mudar pouco. A instabilidade segue atingindo todas as regiões e o risco de temporais permanece. Na Metade Sul, chove desde as primeiras horas do dia. Já na Metade Norte, as precipitações ocorrem em forma de pancadas fortes. Segundo a Somar Meteorologia, há previsão de descargas elétricas e de vento de até 70 km/h para todas as áreas, além de eventual queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para a maior parte do Estado (as exceções são a Serra e a Região Norte). Os maiores volumes de chuva devem ser medidos na Campanha e na Região Sul, com acumulados de até 50 mm — volume que, em média, corresponde a cerca de 35% da chuva esperada para o mês.
As máximas desta quarta (30) seguem ultrapassando a marca de 30°C na maioria dos municípios. É o caso de Santa Rosa, no Noroeste, que deve registrar até 35°C. A mínima, de 14°C, será sentida em Dom Pedrito, na Campanha.
Na quinta-feira (31), a frente fria perde força, mas segue atuando sobre o território gaúcho. Ainda há risco de temporal em algumas regiões, como no Norte e na Serra, onde chove continuamente. Nas demais áreas, as precipitações ocorrem em forma de pancadas. Os maiores volumes de chuva estão previstos para Soledade, na Região Norte. As temperaturas máximas começam a diminuir, em razão da chegada de uma massa de ar seco. A mínima, de 15°C, ocorrerá em Jaguarão, na Região Sul, e a máxima, de 33°C, será apontada em Santa Rosa, no Noroeste.
Confira como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quarta-feira (30)
Capital: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 23°C e máxima de 27°C
Pelotas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 25°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 29°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 28°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 35°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 31°C
Uruguaiana: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 26°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 28°C
Rio Grande: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 21°C e máxima de 23°C
Mostardas: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 20°C e máxima de 25°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 31°C
Bagé: chuva a qualquer hora do dia. Mínima de 21°C e máxima de 25°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 25°C
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 25°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 26°C
São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C