O temporal que chegou na Região Central na manhã desta terça-feira (29) deixou árvores e postes caídos e casas destelhadas em Santa Maria. Perto das 8h30 foi o início do vento mais forte. Segundo o Inmet, os ventos chegaram a 68 km/h. No aeroporto da cidade o registro foi de 64 km/h. Agora, a chuva varia de intensidade entre fraca, moderada e forte. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas quatro horas o volume de chuva em Santa Maria foi de 26 mm.
A BR-392, entre Santa Maria e São Sepé, teve queda de árvore no quilômetro 319, na Vila Block. O tráfego chegou a ficar em meia pista na região por cerca de uma hora e meia, e foi liberado por volta das 10h.
Ainda em Santa Maria, os bombeiros atendem a casos de quedas de postes e árvore. Há um caso na Praça Saldanha Marinho, na região mais central da cidade. Quando recebem as denúncias, os bombeiros vão até os locais para averiguar se são casos graves, obstruindo ruas ou encostando e até arrebentando fios de energia elétrica. Depois então é dado o atendimento.
Também há registro de destelhamentos. O telhado de uma casa voou, e rompeu um fio de energia elétrica, que caiu sob a Avenida Borges de Medeiros. O trecho está em meia pista até que a energia seja desligada.
Na Rua Appel, no centro da cidade, materiais de construção de uma obra também voaram e atingiram um poste. O trecho também está com tráfego bloqueado até a chegada da RGE.
Quem sofrer com o destelhamento deve entrar em contato com a defesa civil municipal no número 3222 5192.
Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) houve falta de luz. Alguns alunos foram dispensados das atividades. Além disso, o almoço será disponibilizado apenas para os alunos que agendaram a refeição no Restaurante Universitário 2, a unidade onde fica a cozinha. Alunos que agendaram almoço nos outros dois restaurantes, um deles também fica no Campus de Camobi e o outro no centro de Santa Maria, não terão o serviço.
A RGE informa que, em toda área de cobertura, são cerca de 71 mil clientes sem luz. A concessionária não detalhou quantos clientes são do centro do Estado. Ouvintes relatam que há falta de energia em residências das regiões leste, oeste e centro da cidade.