O tempo firme e o sol começaram a se despedir do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (1º). Uma frente fria, formada no Uruguai, mudará o clima: o calorão dará espaço à instabilidade, que já atinge a região de Chuí, extremo sul gaúcho, e deve avançar para toda a metade sul ao longo do dia. Há alerta de temporal com raios e trovoadas.
A chuva deve vir em forma de pancadas volumosas e se espalhará pelo Estado a partir de quarta-feira (2), provocando queda na temperatura.
O calorão que atingiu a Capital nos últimos dias, inclusive nesta terça-feira — a máxima prevista é de 35°C — surpreendeu algumas pessoas. Porém, de acordo com a meteorologista da Somar Andressa Lorena, a temperatura elevada não é algo atípico nesta época do ano.
Além da primavera ser uma estação de transição, que antecede um período mais quente, também é comum que a temperatura aumente quando há um avanço de frente fria. Mas a instabilidade e o clima ameno ficarão por pouco tempo no Estado. Ainda de acordo com a Somar Meteorologia, o calor deve retornar ao Rio Grande do Sul na próxima semana.
A temperatura começa a entrar em elevação a partir de segunda-feira (7), variando entre 21°C e 24°C em boa parte do Estado. Aumenta perto do final da semana, quando poderá haver registros na casa dos 30°C.