A primavera começa oficialmente às 4h50min de segunda-feira (23). De acordo com Cléo Kuhn, meteorologista do Grupo RBS, a estação mais florida do ano será chuvosa no Rio Grande do Sul.
Em relação ao clima, o frio se fará presente durante as manhãs, mas perderá força com o passar das horas. Essa situação deve seguir até o fim de novembro, quando o tempo começa a ficar mais seco e quente.
— A gente vai ter uma primavera atípica, sem muita influência do El Niño, mas ele ainda estará presente, deixando de atuar por aqui em novembro — destaca Cléo.
A precipitação mais intensa deve ser verificada nos primeiros dias da nova estação, com concentração maior na metade sul do Estado. São esperados acumulados de 100mm na faixa leste e no sul gaúcho logo nos primeiros dias de outubro.
A meteorologista Carine Malagolini Gama, da Somar Meteorologia, alerta para a possibilidade de retorno de inundações na região da Campanha. Já nas regiões Norte e Metropolitana, a chuva será menos intensa, em torno de 50mm, mas também se estende por toda a primeira semana do mês.
— Após esse período inicial, o Rio Grande do Sul deve passar praticamente sem chuva entre 8 e 21 de outubro, e depois os índices devem seguir dentro da sazonalidade característica da estação — adianta a meteorologista.