O craque Cristiano Ronaldo também se manifestou nesta quinta-feira (22) contra as queimadas na Amazônia, assim como diversas celebridades mundiais. Mas a imagem usada mostra um cenário bem distante da floresta tropical brasileira: a Estação Ecológica do Taim, no sul do Estado, entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
A foto foi feita pelo repórter fotográfico de Zero Hora Lauro Alves em 27 de março de 2013. De março a abril daquele ano, a reserva foi atingida pelo maior incêndio de sua história. Foram queimados cerca de 5,6 mil hectares, e as imagens registradas na época também impressionaram o país e o mundo.
"A Floresta Amazônica produz mais de 20% do oxigênio do mundo e está queimando nas últimas três semanas. É nossa responsabilidade ajudar a salvar nosso planeta", escreveu o jogador.
Nos comentários, centenas de seguidores alertaram o atleta para o equívoco e chamaram a postagem de "fake news". Nesta quinta, o presidente da França, Emannuel Macron, convocou por meio de sua conta pessoa no Twitter os países membros do G7 para discutir as queimadas na Amazônia. O tema deverá ser tratado na cúpula que acontece neste final de semana, em Biarritz, na França.