O inverno, que começa às 12h54min desta sexta-feira (21), será marcado pela instabilidade. Por isso, é bom preparar seu organismo e proteger a casa contra os males provocados pela umidade. A expectativa para esta estação é de que chova acima da média do Estado. O meteorologista da Somar Lucas Cantos explica que a chegada das nuvens de instabilidade será uma constante no território gaúcho.
— Essas frentes de chuva entrarão com mais frequência e facilidade no Estado. Trarão precipitações de alta intensidade e que, aos poucos, perdem sua força. Por isso, a expectativa é de que a chuva seja forte no primeiro dia e nos dois dias seguintes seja mais fraca — diz Cantos.
Dentro deste cenário não muito favorável para quem curte tomar chimarrão ao ar livre, é preciso ficar atento a alguns cuidados com a saúde. Leonardo Fernandez, chefe do serviço de emergência da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, destaca que a umidade é o grande vilão do inverno para quem tem problemas respiratórios.
— Este tipo de tempo irrita a mucosa respiratória, provoca inchaço da mucosa e obstrui o fluxo de ar. Pacientes com problemas crônicos de asma, rinite, sinusite e faringite pioram nesta época do ano — diz Fernandez.
O médico destaca que casos virais destas doenças são resolvidos sem a necessidade de uso de antibiótico.
7 dicas para proteger a sua saúde com tanta umidade
Passar ileso por toda essa umidade pode ser algo complicado, mas algumas dicas ajudam a melhorar a qualidade de vida e a diminuir as chances de desenvolver algum problema respiratório durante o período de chuvas. Veja quais são:
- Sabe aquele edredom que você lavou no inverno passado, ensacou e guardou? Então, não ouse tirá-lo da sacola e colocá-lo na cama. É preciso que ele seja lavado antes disso. Este cobertor contém poeira doméstica e ácaros.
- O ideal é lavar a roupa de cama de inverno antes do uso, no início da estação, e não no fim dela.
- Evite a utilização de carpetes, tapetes e cortinas de pano em casa, porque todos estes itens acumulam poeira.
- Tente deixar, sempre que possível, os ambientes abertos. Com o inverno, a tendência é de que as pessoas procurem ficar aquecidas e em ambientes fechados. Porém, a aglutinação de muitos indivíduos em um só lugar é prejudicial. Um local com pouca renovação de ar é um prato cheio para a transmissão de doenças virais. Por isso, abra as janelas.
- Mantenha a limpeza do ar-condicionado e a carteira de vacinação contra a gripe em dia.
- Use sapatos com solado de borracha para evitar que a umidade do chão chegue até os pés.
- Mantenha-se hidratado e tenha uma dieta variada com frutas, legumes e verduras.
Atenção aos sinais de umidade da casa
Como passamos grande parte dos nossos dias dentro de casa no inverno, é importante estar atento para que este ambiente fique saudável. Quando as paredes apontam formação de bolhas, começam a descascar ou a apresentar manchas escuras, ligue o alerta vermelho, porque elas estão sendo afetadas pela umidade.
A arquiteta Desiree Pereira explica que a preocupação com este fenômeno deve começar na construção da casa, isso porque a umidade, que pode provocar fissuras na estrutura do imóvel, pode vir do solo:
— Para evitar este tipo de problema, é preciso impermeabilizar o solo. Há impermeabilizantes para as áreas externas (prevenção contra os efeitos da chuva, por exemplo) e internas (aplicado nos tijolos). O ideal é utilizar os dois tipos para reforçar a proteção contra os efeitos da água.
Outro ponto que requer atenção são as calhas. Elas precisam ser posicionadas de modo que haja caimento para uma área distante da parede de casa. Desta forma, a água não entra no imóvel, diz Desiree.
— Além disso, é preciso criar espaços no pátio das casas, por exemplo, para que a chuva não fique acumulada. Ela precisa escorrer para longe do imóvel, a fim de não trazer risco para sua estrutura — afirma.
Por último, uma dica para retirar a umidade dos cômodos da casa: misture o suco de quatro limões com a mesma quantidade de vinagre branco. Borrife este líquido pelos ambientes ou aplique nas paredes.